Tesla, Uber e outras formam grupo em defesa de carros elétricos

A Zero Emission Transportation Association espera venda de 100% de veículos elétricos nos EUA em um prazo de 10 anos

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tesla Model S (Imagem: Divulgação/Tesla)
Tesla Model S (imagem: divulgação/Tesla)

Tesla, Uber e outras 26 empresas apoiam um novo grupo criado em defesa dos carros elétricos. Chamada de Zero Emission Transportation Association (ZETA), a associação pretende criar um ambiente econômico, social e político que proporcione o incentivo do uso de veículos elétricos, projetando que eles representem 100% das vendas do setor nos Estados Unidos até 2030.

Inicialmente, a ZETA mira em políticas destinadas ao incentivo ao consumidor. O grupo deve fazer lobby para expandir um crédito fiscal de US$ 7.500 para qualquer pessoa que compre um carro elétrico – medida que teve início em 2009, durante o governo de Barack Obama, e que sofreu ameaças durante o mandato de Donald Trump.

A agenda de Joe Biden, presidente eleito dos Estados Unidos, parece bastante alinhada aos objetivos da ZETA. Os planos de Biden incluem a criação de 1 milhão de empregos na indústria automobilística do país, além da expansão da infraestrutura de transporte público com zero emissão de gases poluentes. Ele também pretende instalar um setor de energia livre de carbono até 2035.

Além dos transportes públicos, a associação ressalta a importância do incentivo para o crescimento do setor doméstico e para a liderança na fabricação de carros elétricos. A ZETA também defende que deve haver incentivo do governo federal para pesquisa e desenvolvimento na área de eletrificação.

Veja, a seguir, a lista completa de empresas que apoiam a ZETA:

  1. ABB
  2. Albemarle Corporation
  3. Arrival
  4. ChargePoint
  5. ConEdison
  6. Copper Development Association, Inc.
  7. Duke Energy
  8. Edison International
  9. Enel X
  10. EVBox
  11. EVgo
  12. Ioneer
  13. Li-Cycle
  14. Lordstown Motors
  15. Lucid Motors
  16. Piedmont Lithium
  17. PG&E Corporation
  18. Proterra
  19. Redwood Materials
  20. Rivian
  21. Siemens
  22. Southern Company
  23. SRP
  24. Tesla
  25. Vistra
  26. Volta
  27. Uber
  28. WAVE

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados