Mozilla Firefox vai remover suporte ao Flash em janeiro

Se você ainda quiser utilizar o Flash no Firefox é só não atualizar o navegador da Mozilla a partir de janeiro do ano que vem

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mozilla Firefox (Imagem: reprodução/Firefox)

Mozilla Firefox (Imagem: reprodução/Firefox)

A Mozilla divulgou nesta semana que o suporte ao Flash (você se lembra dele?) será encerrado no Firefox em janeiro do ano que vem. A mudança no navegador acontecerá para todos os usuários em sua versão 85, mas quem está na versão Nightly já não abre páginas com o plugin da Adobe.

O Flash não é mais um plugin do cotidiano da maioria das pessoas e vem morrendo desde 2017, mas páginas criadas com ele ainda podem ser abertas em alguns navegadores. Depois da Microsoft revelar seus planos para o fim do suporte, é a vez da Mozilla dar a data para não abrir mais nada com ele.

Mozilla Firefox segue o Edge e outros concorrentes

A data final para o Flash no Mozilla Firefox é dia 26 de janeiro de 2021, mesmo dia de lançamento da versão 85 do browser que não trará mais o suporte necessário para abrir este conteúdo. A fundação responsável pelo navegador alega que segue o caminho já trilhado por outros apps concorrentes e o objetivo desta decisão está em “melhorar nosso desempenho e segurança”.

Usuários que estão na versão Nightly do Firefox já não podem abrir nada em Flash, enquanto os que utilizam o navegador em Beta chegarão ao momento de despedida no dia 14 de dezembro deste ano.

Você ainda pode rodar Flash, é só não atualizar o Firefox

Se por algum motivo você ainda precisa rodar alguma coisa com o plugin Flash no navegador da Mozilla, é só ficar parado na versão 84 do Firefox – desligando a ferramenta de atualização automática, que vem ativada por padrão. Não é a melhor das escolhas, já que recursos de segurança e do próprio browser ficam defasados em pouco tempo.

Com informações: Mozilla.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados