Google Meet melhora salas simultâneas em chamadas de vídeo

Salas simultâneas no Meet ganham recurso para cronometrar sessões em grupo e pedir ajuda a um moderador

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Meet (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Meet (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

As salas simultâneas para sessões de grupo no Google Meet estão chegando a mais clientes, incluindo usuários do Google Workspace Essentials. A empresa também anunciou, nesta quinta-feira (19), que irá incluir novos recursos para melhorar a usabilidade desses espaços, como a possibilidade de pedir ajuda a um moderador.

Apresentadas no início de outubro, as salas simultâneas oferecem um ambiente reservado que permite separar participantes de uma reunião em grupos. Trata-se de um recurso que chegou primeiro ao concorrente Zoom Meetings, e é bastante útil para trabalhos escolares ou dinâmicas empresariais.

Inicialmente, o recurso foi introduzido para clientes do G Suite Enterprise for Education – e já na época do lançamento, o Google afirmou que planejava implementar os recursos de cronômetro e de pedir ajuda, que foram anunciados nesta quinta.

Peça ajuda nas salas simultâneas do Google Meet

Com a opção “Ask for help” (“Peça ajuda”), os participantes de uma reunião poderão chamar a atenção do moderador durante o período em que estiverem dentro de uma sala simultânea. Desse modo, é possível solicitar a ajuda de um professor, mediador ou chefe durante uma sessão em grupo.

O moderador visualiza a solicitação em um painel, mesmo que esteja fora da sala, e pode entrar nela para atender a chamada.

Salas simultâneas no Google Meet. (Imagem: Divulgação/Google)

Salas simultâneas no Google Meet. (Imagem: Divulgação/Google)

Defina um cronômetro para salas simultâneas

Já com o cronômetro/contagem regressiva, é possível configurar um tempo específico para que os participantes fiquem reunidos nas sessões em grupo. Durante esse período, os usuários poderão ver um banner para acompanhar quanto tempo ainda resta, e também são avisados quando faltarem 30 segundos para o encerramento.

Após o fim da contagem regressiva, o Meet solicita que os participantes retornem à chamada de vídeo principal.

Por fim, o Google anuncia ainda que as salas simultâneas ganham suporte à participação via telefone, e afirma que em algumas semanas, usuários anônimos também poderão ser adicionados às sessões de grupo.

Os novos recursos do Meet começam a ser distribuídos hoje para todos os usuários dos planos Workspace Essentials, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Enterprise Standard, Enterprise Plus, G Suite Business e Enterprise for Education.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados