Carteira Digital de Trânsito vai mostrar pontuação e incluir CRV

Além de CNH e CRLV, aplicativo CDT guardará Certificado de Registro de Veículo (CRV) a partir de 2021

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carteira Digital de Trânsito (imagem: divulgação/Serpro)

Carteira Digital de Trânsito (imagem: divulgação/Serpro)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já tem versão digital. Idem para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Mas não deve terminar por aí: o Denatran cogita disponibilizar a versão digital do Certificado de Registro de Veículo (CRV) a partir de 2021. A consulta de pontuação na CNH via app também está nos planos.

Apesar da semelhança entre os nomes, o CRLV e o CRV são documentos distintos. O primeiro tem a função básica de atestar que o veículo possui permissão para circular pelas vias públicas. A sua emissão é feita anualmente após o pagamento de taxas e tributos como IPVA e DPVAT.

Já o CRV é um documento que descreve as características do veículo, bem como atesta o seu registro junto a órgãos de trânsito, como o Detran. Por esse motivo, a emissão do CRV só precisa ser renovada quando o veículo for transferido para outra pessoa, sofrer mudança de suas características ou o proprietário mudar de domicílio, por exemplo.

No evento Mobi-ID, promovido pelo Mobile Time na quinta-feira (19), Eduardo Sanches Faria, coordenador-geral de sistemas do Denatran, revelou que o órgão planeja fazer emissão de CRV apenas em formato digital a partir de 2022. O processo de digitalização deverá começar em fevereiro de 2021.

O dono do veículo não precisará instalar um aplicativo apenas para consulta ao CRV digital. O documento será integrado à Carteira Digital de Trânsito (CDT), app que já abriga as versões digitais da CNH e do CRLV.

Essa não é a única mudança prevista para o CDT. O Denatran sinaliza também que, entre o fim de 2020 e o início de 2021, o aplicativo será capaz de mostrar a pontuação que o condutor tem na CNH e terá funções para:

  • indicação do real infrator;
  • comunicação de venda de veículo;
  • transferência de propriedade de veículo;
  • alerta de roubo ou furto de veículo;
  • registro de defesa e recursos da infração;
  • atualização de endereço.

Convém lembrar que o CDT permite pagamento de multa com até 40% de desconto desde setembro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados