Início / Notícias / Finanças /

Banco do Brasil integra Pix e WhatsApp para enviar dinheiro

Chatbot do Banco do Brasil agora permite que clientes da instituição usem WhatsApp para iniciar transações via Pix

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Talvez o Pix possa, em um futuro não muito distante, ser integrado nativamente ao WhatsApp. Enquanto esse dia não chega, as instituições participantes podem fazer a ponte entre ambos os serviços. É o caso do Banco do Brasil: clientes do banco já podem usar o WhatsApp para realizar transações via Pix.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Pix (imagem: divulgação/Banco Central)

Para tanto, basta ao usuário adicionar o número (61) 4004-0001 à sua lista de contatos. Esse é o número do chatbot da instituição. Por meio dele, o correntista do Banco do Brasil pode realizar uma série de transações: pagamento de contas, consulta de limite de cartão, recarga de celular, entre outros.

O chatbot foi atualizado para suportar a nova modalidade de transferências e pagamentos instantâneos. Basta enviar o comando correspondente à operação desejada. São três possíveis:

  • Cadastrar uma chave;
  • Enviar um Pix;
  • Receber pelo Pix.

Ao optar por enviar um valor — comando “enviar Pix” —, por exemplo, o chatbot do Banco do Brasil pedirá ao usuário para informar a chave Pix (CPF, código, número de celular ou e-mail) do recebedor. Em seguida, o serviço perguntará a agência e a conta do pagador.

Na sequência, o chatbot enviará um código por SMS para habilitar o celular do usuário para as transações seguido de um link para conclusão do procedimento. No endereço, o usuário deve informar a sua senha de oito dígitos. Note que essa etapa é realizada apenas uma vez. Nas transações seguintes, o aparelho já estará habilitado.

Depois disso, o chatbot perguntará o valor a ser transferido, exibirá os dados do recebedor e pedirá que a operação seja confirmada. Um link que leva a uma página do Banco do Brasil será mostrado para que o pagador faça a confirmação. Ali, o usuário terá apenas que informar a sua senha.

Banco do Brasil integra Pix ao WhatsApp (capturas: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Banco do Brasil integra Pix ao WhatsApp (capturas: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Se tudo der certo, o chatbot exibirá um comprovante da operação dentro do próprio WhatsApp.

Esse passo a passo deixa claro que o chatbot do Banco do Brasil é apenas um facilitador. As transações possíveis, sejam elas relacionadas ao Pix ou a outros serviços, não são realizadas dentro do ambiente do WhatsApp.