Netflix diz que O Gambito da Rainha bateu recorde interno de audiência

Baseada em livro homônimo de 1983, O Gambito da Rainha se tornou a minissérie mais assistida de todos os tempos na Netflix

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
O Gambito da Rainha (Imagem: Divulgação/Netflix)
O Gambito da Rainha (Imagem: Divulgação/Netflix)

A Netflix revelou nesta segunda-feira (23) que O Gambito da Rainha se tornou a minissérie mais vista de todos os tempos em sua plataforma. Nas primeiras quatro semanas depois do lançamento, a adaptação de Scott Frank para o livro de mesmo nome escrito por Walter Tevis, foi assistida em 62 milhões de contas.

O Gambito da Rainha se passa em um orfanato de Kentucky nos anos 1950, onde Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) descobre o talento para o xadrez enquanto lida com o vício e o abandono. Segundo a Netflix, a minissérie chegou ao top 10 em 92 países, sendo que alcançou o primeiro lugar em 63 deles, como Reino Unido, Argentina, Israel e África do Sul.

No anúncio sobre a marca atingida pela minissérie, o vice-presidente de séries originais da Netflix, Peter Friedlander, afirmou que, ao analisar a adaptação proposta por Scott Frank, a empresa percebeu que se tratava de uma boa história. No entanto, a enorme repercussão sobre a produção não era esperada.

“Eu não acho que qualquer um de nós poderia ter previsto que O Gambito da Rainha — e a extraordinária Anya Taylor-Joy — se tornaria o fenômeno global que é hoje”, afirmou Friedlander. A Netflix também destacou outros dados que podem ajudar a comprovar o sucesso da minissérie.

Depois da estreia da produção, em outubro, o livro O Gambito da Rainha se tornou o mais vendido da lista do The New York Times, 37 anos após seu lançamento. Nos Estados Unidos, as buscas no Google por “xadrez” dobraram, enquanto as buscas por “como jogar xadrez” estão em seu maior patamar nos últimos nove anos.

A Netflix destacou ainda que as buscas no eBay por tabuleiros de xadrez cresceram 250%, enquanto a fabricante Goliath Games teve aumento de 170% nas vendas de seu tabuleiro. O site Chess.com afirmou ter quintuplicado o número de jogadores e a Federação Internacional de Xadrez revelou ter registrado um aumento significativo no interesse pela próxima edição do Campeonato Mundial de Xadrez.

Como a Netflix contabiliza a audiência

Os números de O Gambito da Rainha são significativos, mas é importante ter em mente que a Netflix não contabiliza a audiência da mesma forma que emissoras de televisão e serviços concorrentes. A plataforma inclui entre os espectadores de um filme ou uma série todos os usuários que assistiram a, no mínimo, dois minutos da produção.

No início de 2020, a Netflix afirmou que o período de dois minutos é “suficiente para indicar que a escolha foi intencional”. Segundo a empresa, o modelo eleva números de audiência em 35%, em média, na comparação com a metodologia anterior, que se restringia aos usuários que viram ao menos 70% de um filme ou uma série.

Com informações: CNET.

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados