Piauí dará 180 mil chips de celular com 20 GB para alunos

Governo do Piauí fecha parceria com Claro e Vivo para fornecer 4G a alunos da rede estadual; pacote de dados tem 20 GB

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Alunos recebem chip da Claro para estudar em casa (Imagem: Divulgação/Governo do Piauí)
Alunos recebem chip da Claro para estudar em casa (Imagem: Divulgação/Governo do Piauí)

Enquanto o retorno presencial às escolas não acontece, o ensino remoto segue como uma alternativa em diversas regiões do país. Para viabilizar as aulas à distância, o governo do Piauí fechou um acordo com Claro e Vivo para distribuição de 180 mil chips de internet 4G a alunos da rede estadual.

A Claro será responsável por 140 mil chips, enquanto a Vivo deve fornecer outros 40 mil. O pacote de dados tem 20 GB de dados, e permitirá acesso aos conteúdos de ensino e atividades online.

Internet será controlada pela Secretaria de Educação

Por meio de uma solução da Embratel, a Secretaria de Educação (Seduc) poderá definir algumas regras de uso do pacote de dados. Ela pode determinar quais sites e apps podem ser acessados, bloquear o compartilhamento de internet com outros equipamentos (função roteador ou hotspot) e limitar o funcionamento do chip a um dispositivo específico.

Além do Piauí, outros estados também adotaram medidas de expansão do acesso à internet móvel para viabilizar o ensino remoto:

  • o estado de São Paulo contratou 750 mil chips para alunos, professores e funcionários da rede pública em situação vulnerável. São 3 GB de internet por mês para estudantes e 5 GB para servidores, além de acesso ilimitado ao conteúdo pedagógico;
  • o Distrito Federal fechou um acordo de zero rating (dados gratuitos) com Claro e TIM para que estudantes tenham acesso gratuito à plataforma online de ensino;
  • o Rio Grande do Sul estabeleceu um contrato com Claro, Oi, TIM e Vivo para patrocinar os dados gastos com o Google Classroom para os alunos da rede estadual.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados