Google encerra recurso do Hangouts e leva usuários para Meet

Chamadas de vídeo em grupo foram descontinuadas no Hangouts; agora, Google oferece link para ligar pelo Meet

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Hangouts sugere chamadas de vídeo no Meet (Imagem: Reprodução/Hangouts)
Google Hangouts sugere chamadas de vídeo no Meet (Imagem: Reprodução/Hangouts)

O Hangouts está cada vez mais próximo de ser descontinuado. Em sua última atualização, o serviço perdeu o recurso de chamadas de vídeo em grupo. Agora, ao tentar conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, você recebe um link para o Meet, que está sendo priorizado pelo Google.

A mudança foi encontrada na versão 36.0 do Hangouts para Android e iOS. Na página das conversas, o aplicativo indica que “agora as videochamadas no Hangouts usam o Meet” e lembra que o novo serviço do Google conta com recursos como o de legendas instantâneas e de compartilhamento de tela.

Com a atualização, o usuário que tenta fazer uma chamada de vídeo de grupo no Hangouts percebe que o serviço cria uma mensagem que convida os demais a participarem da conversa no Meet. O texto conta com um link para a sala da reunião no novo serviço.

Por enquanto, ainda é possível usar o Hangouts para iniciar chamadas de vídeo entre duas pessoas. Nesse caso, quando o usuário seleciona o botão de iniciar a chamada, o aplicativo destaca a opção de conversar pelo Meet acima das que permitem iniciar uma ligação por vídeo ou áudio no Hangouts.

Conversas do Hangouts vão para o Google Chat

O Google indicou em outubro quais são seus planos para o Hangouts. Segundo a empresa, os usuários poderão migrar as conversas do serviço para a versão gratuita do Google Chat, que, por enquanto, está disponível somente no Workspace (antigo G Suite). A transição será realizada a partir do primeiro trimestre de 2021.

No Google Chat, os usuários poderão seguir com o histórico de mensagens e os contatos. A plataforma segue com os recursos do Hangouts, mas tem novas opções para criar tarefas e compartilhar arquivos. O Google afirma ainda que o Chat tem a proteção do Gmail contra phishing e, com isso, consegue verificar link em tempo real e indicar se ele é suspeito.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados