Google quer acelerar instalação em massa de apps no Android

Migrar para um novo celular com Android pode ficar mais fácil com o recurso do Google para priorizar apps importantes

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como fazer downgrade no Android / Rami Al / Unsplash

Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)

Trocar de celular e migrar todos os aplicativos de um Android antigo para o novo pode ser extremamente trabalhoso – mas não por muito tempo, se depender da vontade do Google. A empresa estaria trabalhando para acelerar a instalação em massa de apps por meio do recurso “Dicas de Instalação”.

A informação foi encontrada pelo desenvolvedor luca020400 e divulgada pelo XDA Developers nesta quarta-feira (25). De acordo com a descoberta, a função poderá permitir que lojas de aplicativos, como a Google Play Store, decidam qual filtro de compilador para dex2oat usar ao instalar apps em massa – como acontece durante a configuração de um novo aparelho ou após uma restauração.

O que se sabe até o momento é que o recurso deve utilizar quatro filtros diferentes para identificar o tipo de instalação: “Default” (padrão), “Fast” (rápido), “Bulk_Critical” (em massa, crítico) ou “Bulk_Non_Critical” (em massa, não crítico).

Desse modo, em um cenário de restauração, por exemplo, a loja poderia emitir a sinalização “Bulk_Critical” para que aplicativos mais importantes sejam instalados rapidamente. Em compensação, a primeira execução poderia sofrer com falta de otimização – algo que poderia ser realizado posteriormente, quando o app em questão fosse atualizado de forma individual.

Priorizando aplicativos importantes

A expectativa é de que a Play Store possa definir automaticamente quais aplicativos são mais importantes para você de acordo com o histórico de instalação e uso dos softwares associados à sua conta Google.

A loja também poderia prever alguns apps necessários, como os relacionados à fabricante do seu novo smartphone, e priorizá-los na hora da restauração ou instalação em massa.

Ainda não há confirmação de quando o novo recurso chegará ao Android, ou se novos ajustes ainda serão implementados ao código. É possível que vejamos algo relacionado a essa novidade com a chegada da próxima grande atualização do sistema, o Android 12.

Com informações: XDA Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados