Evernote para Android recebe novo design e editor de notas

Evernote ganhou busca com resultados em tempo real, novas ferramentas de formatação de texto, mas exige Android 10 no gadget

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo Evernote para Android (Imagem: divulgação/Evernove)
Novo Evernote para Android (Imagem: divulgação/Evernove)

O Evernote liberou o download de uma nova versão do aplicativo para Android, com visual completamente novo. Além da interface remodelada que já deu as caras em outras plataformas, o aplicativo de notas também insere mais opções dentro do editor de texto e melhorias consideráveis na busca interna.

A nova interface de usuário chega para deixar o Evernote do Android mais próximo do o aplicativo para iPhone ou iPod Touch, iPad, Windows e também do macOS. Os destaques deste banho de loja ficam para a tela inicial, que agora deixa o painel de navegação para itens como cadernos, atalhos e lembretes no lado esquerdo e de forma escondida.

Outra adição está no editor de notas, que passa a exibir novas opções para formatação do texto e mais contraste na lista destas ferramentas, em visual muito próximo do exibido em outros dispositivos móveis. A busca ficou mais rápida e pega emprestado alguns pontos da mesma área na versão web, como sugestões em tempo real para o conteúdo encontrado de acordo com o preenchimento do termo da pesquisa.

Por fim, o usuário pode escolher se quer ou não o modo escuro ativado nos ajustes do próprio sistema operacional e um novo botão para criar nota exibe opções rápidas, como começar uma gravação de áudio, adicionar anexo, tirar foto ou então digitalizar um documento.

Novo Evernote não é para todo mundo

As novidades são interessantes e deixam o app mais bonito, com recursos focados na produtividade, mas elas exigem que o smartphone ou tablet esteja ao menos no Android 10. Isso acaba revelando que apenas usuários com aparelhos mais recentes poderão usufruir de todas as novas ferramentas.

O Google parou de divulgar a quantidade de usuários em cada versão de seu sistema operacional, mas a previsão da StatCounter marca o Android 10 como presente em quase 37% de todos os aparelhos em outubro deste ano.

Outro limitador está na própria atualização. Na nota de lançamento, o Evernote diz que a disponibilidade do download para a nova versão pode levar “diversas semanas” para aparecer na Play Store de todos.

Com informações: Evernote.

Receba mais sobre Evernote na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados