Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google anuncia pacote de novidades para Android no Gboard, Nearby Share e mais

As novidades do Google no Android entregam mais acessibilidade para mais gadgets, além mais emojis que podem ser combinados

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O Google divulgou uma lista com novidades para diversos de seus produtos para o Android, como o Gboard, Nearby Share e até o Maps. As atualizações serão entregues para uso já neste final de ano, englobam mais usuários de versões antigas do sistema operacional e não dependem de atualização de firmware (ufa!).

Google cria pacote de novos recursos para vários apps no Android (Imagem: divulgação/Google)

Google cria pacote de novos recursos para vários apps no Android (Imagem: divulgação/Google)

A primeira novidade é a maior quantidade de emojis que podem ser misturados, com Emoji Kitchen do teclado. Antes limitados em centenas de combinações, agora podem ser mais de 14 mil delas. A ideia é a seguinte: você escolhe uma figurinha de sorriso e depois coloca um boneco de neve, então o Gboard faz o boneco de neve sorrindo. Ou então toca no emoji dando beijo e depois no de abacaxi, para fazer um abacaxi beijoqueiro.

Google melhora acessibilidade de mais aparelhos Android

A segunda não chegará ao Brasil, mas se você tem uma conta da Play Store nos Estados Unidos ou Reino Unido, poderá transformar livros digitais em audiolivros. A narração é criada de forma automática. Já a terceira coloca o Voice Access que já está no Android 11, para todos os usuários com aparelhos rodando ao menos o Android 6 Marshmallow.

O recurso é focado em acessibilidade e permite o controle da tela do smartphone ou tablet pela voz, com ajuda de aprendizado de máquina. Com ele o usuário pode pedir para abrir um app, ou rolar a página e até para tocar em um botão.

O Google Maps também está no pacote de novos recursos e colocará uma aba diferente na tela inicial. Com o nome de “Ir”, ela fica no lugar da atual “Dia a dia” e mostrará sugestões de locais já selecionados como favoritos pelo usuário, ou então para outros pesquisados recentemente. O objetivo é criar a rota até o destino com menos toques na tela.

Ainda em dezembro o Android Auto será lançado em mais países da Europa, África e do sudeste asiático. Por fim, o Nearby Share será capaz de compartilhar aplicativos baixados pela Play Store mesmo quando um dos lados da conexão não estiver recebendo dados da operadora, nem do Wi-Fi.

Com informações: Google.