Samsung lança Android 11 com One UI 3.0, primeiro no Galaxy S20

Android 11 com One UI 3.0 já começou a ser liberado para linha Galaxy S20; outras linhas recebem nas próximas semanas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)
One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

Agora é oficial: depois de algumas semanas em fase beta, a One UI 3.0 foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira (3) pela Samsung. A interface será distribuída a partir desta semana junto com o Android 11, começando pela linha Samsung Galaxy S20 (Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra).

Os aparelhos Galaxy S20 começam a receber o Android 11 neste mês de dezembro, o que explica a liberação da One UI 3.0 para esses modelos antes dos demais. A atualização está sendo disponibilizada para usuários da linha na Coreia do Sul, Estados Unidos e boa parte da Europa.

Nas demais regiões, a One UI 3.0 com Android 11 será liberada gradualmente nas próximas semanas. O mesmo vale para as atualizações das linhas Galaxy Note 20, Galaxy Z Fold e Fold 2, Galaxy Z Flip e Galaxy S10. Aparelhos da família Galaxy A contarão com a interface em algum momento do primeiro trimestre de 2021.

Vale lembrar que a Samsung já divulgou uma lista dos modelos que receberão o Android 11.

Recursos da One UI 3.0

A primeira mudança trazida pela One UI 3.0, um tanto óbvia, é o design renovado. De acordo com a Samsung, os efeitos de transição e as animações estão mais suaves. Também dá para notar que a área de configurações está mais bem organizada e que vários elementos visuais ficaram mais limpos.

Isso vale inclusive para os widgets da tela de bloqueio, que agora também estão ligeiramente mais funcionais. Está mais fácil controlar músicas e visualizar informações do calendário, por exemplo, sem ter que desbloquear o aparelho para isso.

One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

O aplicativo de câmera também foi atualizado para melhorar, com inteligência artificial, o foco automático e o zoom. Falando em fotos, a Galeria foi aprimorada para permitir que o usuário encontre imagens rapidamente.

Outros atributos incluem novos recursos de personalização (é possível ajustar a transparência de widgets na tela inicial, por exemplo), mais facilidade para compartilhar conteúdo e uma reorganização da área de notificações que deixa os ícones mais próximos do meio da tela.

One UI 2.x à esquerda, One UI 3.0 à direita (imagem: divulgação/Samsung)

One UI 2.x à esquerda, One UI 3.0 à direita (imagem: divulgação/Samsung)

Mais detalhes sobre a One UI no site da Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados