Exclusivo: Samsung vai vender Galaxy S21 sem fone e carregador na caixa

Anatel confirma que Samsung Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra virão sem adaptador de tomada e sem fone de ouvido

Felipe Ventura Everton Favretto
Por e
• Atualizado há 9 meses
Samsung Galaxy A71 - Review
Carregador da Samsung (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Anatel homologou o Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra nesta segunda-feira (7) e confirmou algo polêmico: os três modelos da Samsung serão vendidos no Brasil sem carregador e sem fone de ouvido na caixa. A Apple lançou o iPhone 12 sem fone e adaptador de tomada inclusos, e retirou os acessórios do iPhone 11, XR e SE; ela esperava que outras fabricantes seguissem o exemplo, o que de fato aconteceu.

O Tecnoblog consultou os documentos de homologação do SM-G991B/DS, que seria o Galaxy S21; SM-G996B/DS, o Galaxy S21+; e SM-G998B/DS, o Galaxy S21 Ultra. A Samsung pode decidir usar outro nome (S30?), mas já definiu que nenhum dos três virá com carregador e fone.

“O telefone celular não será comercializado com fonte de alimentação”, diz a documentação dos três modelos na Anatel. Eles foram testados com dois adaptadores diferentes, ambos de 25 W. Além disso, temos o seguinte: “o telefone celular não será comercializado com fones de ouvido”.

Documento confirma Galaxy S21 sem carregador e fone (Imagem: Reprodução/Anatel)
Documento confirma Galaxy S21 sem carregador e fone (Imagem: Reprodução/Anatel)

Rumores diziam que a Samsung cogitava lançar, a partir de 2021, celulares sem adaptador e sem fone na caixa. Ela já iria começar a fazer isso com a linha S21, algo confirmado pela homologação no Brasil.

Vale notar que a página oficial da Samsung Caribe no Facebook publicou uma indireta à Apple em outubro, dizendo: “seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador”. O post foi apagado pouco tempo depois.

Já vimos isso antes: no início de 2019, a Samsung removeu anúncios do YouTube que criticavam a Apple por lançar iPhones sem entrada para fone de ouvido. Alguns meses depois, ela anunciou o Galaxy Note 10 e Note 10+, ambos sem o conector de 3,5 mm.

Samsung deu indireta para Apple (Imagem: Reprodução/Facebook)
Samsung deu indireta para Apple (Imagem: Reprodução/Facebook)

Apple vende iPhone sem carregador

A Apple causou um alvoroço durante o lançamento do iPhone 12 ao explicar que não iria mais incluir o carregador e os fones EarPods na caixa; o mesmo vale para o iPhone 11, XR, SE e Apple Watch. A empresa argumenta que isso é uma medida para reduzir a geração de lixo eletrônico e proteger o meio ambiente, pois muitos clientes já têm os acessórios em casa.

“Ao todo, as mudanças que fizemos para iPhone 12 e Apple Watch cortaram mais de 2 milhões de toneladas em emissões de carbono, o equivalente a remover 500 mil carros das estradas por ano”, disse a Apple em novembro. “Esperamos que outros sigam o nosso exemplo.” Parece que a Samsung atendeu a esse pedido.

Caixa menor do iPhone 12 e 12 Pro (Imagem: Divulgação/Apple)
Caixa menor do iPhone 12 e 12 Pro (Imagem: Divulgação/Apple)

A explicação da Apple não convenceu todo mundo. Vale lembrar que ela vende o iPhone 12 em duas caixas na França, pois é obrigada por lei a incluir fones de ouvido. Além disso, o aparelho vem com cabo USB-C, enquanto a maioria dos iPhones trazia um adaptador USB-A (com exceção do iPhone 11 Pro e Pro Max).

A empresa foi questionada pelo Procon-SP e pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). Em São Paulo, ela poderá ser obrigada a fornecer o adaptador: “os carregadores deverão ser disponibilizados para os consumidores que pedirem”, diz Fernando Capez, diretor executivo do Procon.

Em comunicado exclusivo ao Tecnobloga Apple afirma que os clientes poderão usar carregadores de outras marcas sem que isso afete a garantia original de fábrica dos iPhones, desde que os acessórios sejam homologados pela Anatel.

Atualizado às 18h30.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.

Canal Exclusivo

Relacionados