Nokia, Telefónica e TIM formam aliança para desenvolver 6G

Nokia, Ericsson, Telefónica e TIM participam do Hexa-X, grupo da União Europeia para desenvolvimento do 6G

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nokia irá participar de grupo japonês para desenvolvimento do 6G
Nokia irá liderar desenvolvimento de 6G em projetos da União Europeia (Imagem: Nokia/Divulgação)

Enquanto os Estados Unidos formaram um grupo para influenciar o 6G, a Europa também terá uma aliança própria com objetivos similares. O projeto será coordenado pela finlandesa Nokia – que atua como fornecedora de infraestrutura de telecomunicações e não tem a ver com a HMD Global, fabricante de smartphones. Dentre as empresas parceiras estão Telefónica, que é controladora da Vivo, bem como a Telecom Itália, dona da TIM Brasil.

A aliança é chamada de Hexa-X, e é uma iniciativa da União Europeia para pesquisa e inovação do 6G. Além da Nokia, Telefónica e TIM, o grupo também conta com colaboração de universidades e grandes empresas como Ericsson, Intel e Siemens.

Os estudos estão previstos para começar em 2021 e devem se estender por dois anos e meio. A Nokia espera que o lançamento comercial das redes 6G ocorra em meados de 2030, seguindo o habitual ciclo de 10 anos entre o desenvolvimento e implementação de cada geração da telefonia móvel.

6G deve ser seguro e suportar múltiplas redes

Dentre os desafios, a Nokia espera desenvolver um padrão de 6G que seja confiável, seguro, sustentável, inteligente e com latências imperceptíveis, para permitir a criação de uma única rede que se transforma em múltiplas redes (network of networks). A fornecedora também atesta a importância para que a tecnologia seja capaz de assegurar a saúde e inclusão digital num mundo pós-pandemia.

Vale lembrar que Nokia e Ericsson também participam do grupo norte-americano Next-G Alliance, que reúne nomes de peso como Apple, Facebook, Google, LG, Qualcomm e Samsung. A aliança quer liderar o desenvolvimento do 6G com direcionamento e influências norte-americanas, evitando protagonismo de gigantes chinesas como a Huawei.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados