Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google promete GPS mais preciso no Android graças ao Maps

Módulo no Android vai usar dados do Google Maps para identificar como prédios interferem em sinais de GPS

Por

O Google vai utilizar dados 3D do Maps para tornar a localização mais precisa no Android. A ideia é evitar que o GPS erre o quarteirão ou o lado da rua quando um usuário inserir o endereço desejado. A melhoria será oferecida nas cerca de 3.850 cidades em que o Maps tem dados em três dimensões sobre prédios, incluindo algumas cidades brasileiras.

google maps app android tecnoblog

Em comunicado, o Google explicou que erros relacionados ao lado da rua ou ao quarteirão costumam acontecer em grandes cidades devido à alta concentração de prédios. O GPS envia sinais em linha reta de satélites para o celular, mas eles são desviados pelos edifícios e, com isso, não conseguem identificar a localização exata do usuário.

Para resolver o problema, a empresa vai aproveitar os dados tridimensionais que possui de grandes centros urbanos e analisar a interferência dos prédios. A tarefa será realizada pelo que foi chamado de “módulo de correções auxiliado por mapeamento 3D”, presente na API Provedor de Localização Fundido (FLP, na sigla em inglês).

O módulo consegue identificar os prédios que interferem nos sinais do GPS e oferecer as correções necessárias para a API apresentar o local com mais precisão. Além do GPS, desenvolvido pelos Estados Unidos, a solução do Google também é compatível com equivalentes da Europa, da Rússia, do Japão e da China.

Google compara mudança em imagens

As melhorias foram demonstradas pelo Google em imagens do trajeto feito por um pedestre em uma avenida com um Pixel 5. A linha amarela corresponde ao caminho realizado nas calçadas. A linha vermelha indica a posição até então apresentada no Android e a linha azul, mais próxima ao trajeto real, se refere à posição indicada com o módulo de correções.

Google demonstra mudança com módulo de correção (Imagem: Divulgação/Google)

Google demonstra mudança com módulo de correção (Imagem: Divulgação/Google)

A atualização que deixa o GPS mais preciso no Android foi liberada apenas para pedestres e, em breve, será oferecida para outros casos, incluindo motoristas. A melhoria está disponível para usuários do Pixel 5 e do Pixel 4a 5G. Os celulares já estão recebendo a segunda versão do módulo de correções, o que, segundo o Google, reduz os erros relacionados ao lado da rua em cerca de 75%.

Os ajustes também chegarão para os demais smartphones com Android 8 ou mais recentes. Eles já tem a primeira versão do módulo, que reduz erros em aproximadamente 50%. A expectativa é de que a nova versão seja liberada no início de 2021.