Apple é notificada pelo Procon-SC por iPhones sem carregador

Para Procon-SC, Apple fere Código de Defesa do Consumidor ao não incluir carregador na embalagem dos iPhones

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carregador de iPhone vendido no Brasil funciona na Europa
iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Uma semana depois de a Fundação Procon-SP notificar a Apple (pela segunda vez) sobre a venda de iPhones sem carregador, o Procon de Santa Catarina (Procon-SC) decidiu seguir pelo mesmo caminho. O órgão entende que a decisão de não incluir o acessório na embalagem do celular fere o Código de Defesa do Consumidor.

A Apple anunciou a decisão de vender iPhones sem carregador em outubro. A medida vale não só para a recém-lançada linha iPhone 12, mas também para os modelos anteriores que não saíram de produção: o iPhone 11, o iPhone XR e o iPhone SE.

De acordo com a companhia, o não fornecimento do acessório faz parte de uma estratégia de preservação do meio-ambiente que visa diminuir a emissão de lixo eletrônico. A recomendação é a de que o usuário utilize um carregador já existente — ou compre um novo se não tiver um.

Mas, para o Procon-SC, o carregador é peça fundamental para o uso do celular e, por isso, a entidade notificou a Apple para que a empresa informe aos consumidores “quais as alternativas para carregar o novo aparelho adquirido, qual a estimativa de tempo para o carregamento e que especifique claramente qual a garantia de cada um dos itens”.

Não faz o menor sentido a empresa parar de fornecer o carregador para reduzir danos ambientais sem oferecer um plano de ação para que isto, de fato, aconteça. Nem parar de fornecer estes acessórios, comprometendo a funcionalidade do smartphone.

Tiago Silva, diretor do Procon-SC.

A notificação do Procon-SC foi emitida na segunda-feira (7). O órgão deu à Apple um prazo de 48 horas para apresentação das respostas. Em caso de descumprimento, a companhia estará sujeita a sanções administrativas e poderá responder por crime de desobediência, explica a entidade.

Vale destacar que a Apple não vai ficar sozinha com essa estratégia por muito tempo: documentos apontam que a Samsung também vai comercializar a linha Galaxy S21 sem carregador na embalagem dos modelos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados