Uber desiste de táxi aéreo e vende divisão para startup parceira

Para reduzir prejuízo, Uber anunciou venda da divisão de táxi aéreo Uber Elevate para parceira Joby Aviation

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e meio

Na mesma semana em que desistiu do segmento de carros autônomos, a Uber se desfez da sua divisão de táxi aéreo: na terça-feira (8), a companhia confirmou a venda da Uber Elevate, como o negócio foi batizado, para a Joby Aviation.

O valor da operação não foi revelado por nenhuma das partes. No entanto, sabe-se que a transferência da Uber Elevate faz parte de uma negociação complexa que inclui um investimento de US$ 75 milhões da Uber na Joby. O montante complementa os US$ 50 milhões que a Uber havia direcionado à Joby no início do ano.

A razão para este acordo está no fato de a Uber ter desistido de desenvolver veículos VTOL (Vertical Take-off and Landing) — aeronaves leves que pousam ou decolam na vertical —, mas ainda considerar a oferta de um serviço de táxi aéreo baseado nessas máquinas.

Aeronave VTOL da Joby (imagem: divulgação/Joby Aviation)

Aeronave VTOL da Joby (imagem: divulgação/Joby Aviation)

Assim, os trabalhos de desenvolvimento serão mantidos pela Joby, mas, como parte do acordo, uma companhia integrará os serviços da outra em seus aplicativos em uma fase futura. A expectativa é a de que as primeiras aeronaves entrem em operação até 2023.

De acordo com a Joby, as aeronaves da sua frota serão totalmente elétricas e atingirão velocidade máxima de 320 km/h.

Apesar de a Joby ser considerada uma das empresas mais promissoras do segmento, a incorporação da Uber Elevate não é irrelevante. Pelo contrário: desde que foi criada, em 2016, a divisão desempenhou papel importante na definição do mercado de táxi aéreo, tendo contribuído com benchmarks que já são usados por concorrentes, por exemplo.

Enquanto isso, a Uber tenta atenuar os sucessivos prejuízos que vem registrando. Para tanto, o plano, a partir de agora, é fortalecer as suas principais operações: os serviços de entregas e, principalmente, o de transporte individual de passageiros (em carros).

Esse é o mesmo movimento que levou a Uber a vender a sua divisão de carros autônomos para a Aurora Innovations no início da semana.

Em comunicado, a Joby Aviation informou que seu acordo com a Uber deverá ser oficializado no primeiro trimestre de 2021. Isso se o negócio for aprovado pelas autoridades reguladoras.

Com informações: TechCrunch.

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados

Relacionados