Apple dá pistas de que venderá iPhones sem cabo USB na caixa

Além da possível remoção do cabo USB ou outros acessórios, a Apple quer saber se o Face ID é realmente útil neste momento

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Baterias de sódio podem ser a solução para recargas rápidas de verdade (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro e carregador homologado pela Anatel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Apple está perguntando, para os usuários do iPhone 12 Pro Max, quais itens enviados pela empresa são realmente utilizados, como o cabo USB. A pesquisa poderia ser apenas uma pergunta sem efeito prático imediato, mas um questionamento semelhante foi feito sobre o carregador de tomada antes de seu sumiço.

Nem todas as pessoas utilizam todos os apetrechos que são enviados pela Apple com um novo iPhone – o mesmo vale para fabricantes de outros smartphones. Curiosa para saber sobre o uso do que envia, a empresa da maçã está questionando seus clientes exatamente sobre isso.

Um dono de iPhone 12 Pro Max compartilhou a tela da pesquisa, onde existe a pergunta “você já usou algum dos seguintes itens que acompanham seu iPhone 12 Pro Max?”. A resposta é feita com caixa de seleção e as opções envolvem os adesivos da Apple, ferramenta de ejeção do SIM card, guia de boas-vindas do iPhone e cabo Lightning para USB-C.

Apple perguntou aos usuários antes de retirar o carregador

Uma pesquisa semelhante foi feita meses antes do lançamento dos novos iPhones 12, com a pergunta “o que você fez com o carregador USB que veio na caixa com o iPhone XR que foi substituído?”. As respostas poderiam ser

  • Vendi ou troquei junto com o iPhone;
  • Perdi;
  • Dei para um parente ou amigo;
  • Ainda uso em casa;
  • Ainda uso fora de casa (p. ex., no trabalho, na escola, em outros locais);
  • Ainda estou com ele, mas não o uso.

Existe uma diferença no objetivo da resposta de ambas as pesquisas. A feita antes da remoção do carregador de tomada era focada neste acessório, enquanto a atual é genérica e não pergunta qual é o uso específico de cada um deles. Mesmo assim, sem apontar o dedo para um ou outro periférico, a marca passa a sensação de que removerá alguma coisa e o item mais importante da lista é o cabo USB.

Apple quer saber se você usa acessórios da caixa, como cabo USB (Imagem: reprodução/9to5Mac)

Apple quer saber se você usa acessórios da caixa, como cabo USB (Imagem: reprodução/9to5Mac)

Não sei vocês, mas o adesivo da Apple poderia ser o próximo da lista de remoção. Ele não tem serventia prática, além de gastar plástico e cola.

Apple também quer saber a satisfação com Face ID

Uma segunda pergunta dentro da pesquisa fala “por que você não está satisfeito com o Face ID?”. As respostas podem ser:

  • Preocupações com segurança ou privacidade
  • Não gosto de ter de pegar meu telefone para usar o Face ID
  • Desempenho lento/com atrasos
  • Não detecta meu rosto em todas as situações (por exemplo, pouca luz, ângulos, deitado, com óculos de sol)
  • Prefiro o Touch ID
  • Não é confiável: nem sempre desbloqueia o iPhone
  • Outro (especifique)
  • Não tenho certeza

A tela desta pergunta deixa claro que ela faz parte de outras, que pode aparecer depois do usuário selecionar a insatisfação com o Face ID. De fato, atualmente, o Face ID é uma das formas menos eficazes de autenticação do usuário quando ele está de máscara – quando sempre precisa digitar o código para desbloquear o iPhone ou apps, como WhatsApp. O Touch ID, junto de outros leitores de impressões digitais, não sofrem deste dilema em época de pandemia.

Com informações: 9to5Mac.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados