Polícia usa WhatsApp para notificar donos de celulares roubados no RJ

Pelo WhatsApp, Polícia Civil do Rio de Janeiro alerta que compradores podem responder pelo crime de receptação

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Polícia Civil do Rio de Janeiro envia alerta por WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Polícia Civil do Rio de Janeiro envia alerta por WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

Uma nova iniciativa da Polícia Civil do Rio de Janeiro aposta no WhatsApp para recuperar celulares roubados. Pelo aplicativo, o órgão começou a solicitar que, quem comprou um smartphone de procedência duvidosa, compareça à delegacia para prestar esclarecimentos. Caso não atenda ao pedido, a pessoa pode responder pelo crime de receptação.

Segundo a TV Globo, a abordagem faz parte de um programa da 52ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu. Os policiais pedem a identificação do celular roubado para as operadoras de telefonia e, em seguida, entram em contato com o novo dono do aparelho por WhatsApp.

“Solicito que o usuário deste telefone compareça à 52ª Delegacia de Polícia (Nova Iguaçu) e procure o setor de Roubos e Furtos, no prazo de 24 horas a contar da leitura da mensagem”, diz o aviso. “Esclareço que o usuário deste aparelho de telefone celular deverá trazer documento que confirme a aquisição lícita (nota fiscal) do referido aparelho de telefone celular”.

Na mensagem, os policiais afirmam ainda que, se a solicitação não for atendida no prazo estabelecido, o comprador do celular poderá ser condenado pelo crime de receptação. Se não for possível atender à determinação em 24 horas, o novo dono do aparelho pode agendar pelo WhatsApp um horário para atendimento na delegacia.

Em um dos casos, uma mulher que comprou um smartphone sem nota fiscal desconfiou da mensagem e não atendeu à solicitação. No dia seguinte, agentes da Polícia Civil foram à casa dela, apresentaram a iniciativa e a levaram à delegacia para que ela apresentasse detalhes sobre a compra.

Avisos no WhatsApp começaram há duas semanas

O programa começou há duas semanas e está em fase de testes. A Polícia afirma que, nesse período, 10 pessoas procuraram a delegacia e entregaram o telefone que compraram de forma irregular após receberem a mensagem por meio do WhatsApp. Os aparelhos serão devolvidos para os donos.

Segundo o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, o estado registrou 13.877 roubos de celulares entre janeiro e outubro de 2020. O número representa uma queda de 39,5% em relação ao mesmo período de 2019. Caso se mostre eficiente, a iniciativa de recuperação de celulares roubados da Polícia Civil poderá ser levada para outras delegacias.

Com informações: O Dia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados