Flua é a nova empresa da Fiat e Jeep para carros por assinatura

Flua terá assinatura de Argo, Cronos, Nova Strada, Renegade e mais modelos da Fiat e Jeep; planos têm vigência de 12 a 36 meses

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Flua terá modelos da Fiat e Jeep por assinatura (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)
Flua terá modelos da Fiat e Jeep por assinatura (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

A FCA, dona de marcas como Fiat, Chrysler e Jeep, anuncia nesta sexta-feira (11) sua nova empresa de mobilidade. A Flua é o braço do grupo automobilístico que deve entrar no mercado de carros por assinatura a partir de 2021. Com a nova plataforma, o cliente poderá escolher e personalizar o veículo através de site e retirar na rede concessionária.

As vendas começam a partir de 15 de janeiro de 2021, em um piloto que envolve 32 concessionárias de seis cidades de São Paulo e Paraná; novos municípios serão adicionados ao longo do ano. Todos os veículos comercializados no modelo de assinatura são zero quilômetro, com opções da Fiat e Jeep.

Com esse modelo de negócio, a FCA mira em pessoas físicas e pequenas empresas, que atualmente usam Uber, carro usado ou locação. “Esses clientes existem, têm desapego ao carro mas possuem necessidade de mobilidade”, afirma Fábio Siracusa, head da Flua.

Na apresentação, o executivo destacou potenciais clientes para o modelo de assinatura: jovens aspirantes, profissionais liberais, pequenos empresários e financistas que entendem a depreciação do valor de carros.

Fábio Siracusa, head da Flua (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

Fábio Siracusa, head da Flua (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

A empresa também enxerga a Flua como oportunidade para pessoas que utilizam transporte público como meio de locomoção, mas que passaram a enxergar um veículo próprio como forma de proteção à saúde por conta da pandemia de COVID-19.

Assinatura da Flua inclui seguro e revisões

A contratação do serviço será feita de forma online, pelo site, ou com as concessionárias participantes. O pacote básico da Flua já inclui documentação do veículo, seguro, manutenções preventivas, assistência 24h e assistência residencial.

Assinatura da Flua pode ser feita por aplicativo, site ou concessionária (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

Assinatura da Flua pode ser feita por site ou concessionária (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

As lojas serão remuneradas com participação mensal de cada contrato. Um detalhe é que as manutenções preventivas podem ser feitas em qualquer uma das mais de 700 concessionárias da FCA, seja ela revendedora da Flua ou não.

Haverá opções com franquias de 1 a 3 mil quilômetros por mês, com períodos de 12, 24 ou 36 meses. Após esse prazo o carro deve ser devolvido, mas a FCA afirma que o assinante terá prioridade na compra, com valores pós-fixados. Caso decida por não adquirir o veículo, a preferência passa para a concessionária.

O pagamento mensal poderá ser feito tanto por boleto bancário como cartão de crédito. Quem desistir antes do período estabelecido deverá pagar uma multa de 50% sobre o valor residual do contrato.

Flua terá aluguel de Argo, Nova Strada, Renegade e mais

A princípio, a Flua trabalhará com 10 diferentes modelos de carro da Fiat e Jeep:

Marca Modelos disponíveis na Flua
Fiat Argo (Drive 1.0 e Trekking 1.3)
Cronos (Drive 1.3 e Precision 1.8)
Doblò (Essence 1.8)
Ducato (Maxicargo)
Fiorino (Hard Working 1.4)
Grand Siena (Attractive)
Nova Strada (Freedom 1.3, Endurance 1.3 e Volcano 1.3)
Toro (Freedom 1.8 e Ultra 2.0)
Jeep Compass (Longitude, Limited Diesel e Trailhawk Diesel)
Renegade (Longitude)

Durante a contratação, a Flua informará o prazo de entrega do veículo: “A gente permite que o cliente customize o carro, então o modelo será produzido e levará o tempo de produção normal. No entanto, nada impede que o modelo escolhido esteja disponível no estoque e a entrega ocorra mais rápido que o habitual”, afirma Siracusa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados