Notícias Finanças

Pix Cobrança com QR Code para pagamentos futuros é adiado

Modalidade permitirá usar o Pix para emitir cobranças com vencimento, como uma espécie de boleto

Ana Marques
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Banco Central (BC) adiou a chegada do Pix Cobrança, ferramenta que estava prevista para começar a funcionar em 04 de janeiro. Com o novo calendário, a função que permite emitir um QR Code para pagamentos futuros passará a funcionar em 15 de março de 2021. A informação foi publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Pix Cobrança funciona como uma espécie de boleto

O Pix Cobrança para pagamentos com vencimento permite que empresas ou microempreendedores emitam uma fatura para débito posterior – de forma semelhante à emissão de um boleto, já com as informações de juros, multas e descontos. Em vez de código de barras convencional, a modalidade utiliza um código QR.

Atualmente, o Pix só permite gerar códigos QR para pagamentos imediatos, o que requer um saldo disponível em conta. O BC não explicou o motivo do adiamento.

Pix é gratuito para pessoas físicas

O Pix foi lançado no dia 16 de novembro e permite transações gratuitas entre pessoas físicas. Para pessoas jurídicas, as instituições financeiras podem cobrar tarifas no envio ou recebimento de dinheiro.

O novo método de pagamento funciona 24 horas por dia e proporciona transações praticamente imediatas, com transações realizadas em até 10 segundos. Para conhecer mais sobre o assunto, leia 25 perguntas e respostas sobre o Pix.

Com informações: Agência Brasil

Ana Marques

Editora-assistente

Ana Marques é jornalista e trabalha com tecnologia há 6 anos. Formada pela UFRJ, já passou pelo TechTudo (Globo) e pelo hub de conteúdo do Zoom, onde cobriu eventos nacionais e internacionais, analisando celulares, fones e outros eletrônicos. Em 2019, iniciou a coluna semanal "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Antes disso tudo, cursou Farmácia e fundou uma banda de rock.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque