Qualcomm lança chip para fones Bluetooth com autonomia maior

QCC305x deve levar recursos avançados, como cancelamento de ruído ativo adaptável, aos fones sem fios intermediários

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chip QCC305x da Qualcomm
Chip QCC305x (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A Qualcomm apresentou, nesta quarta-feira (16), um novo chip para fones de ouvido Bluetooth, o QCC305x. O SoC promete entregar autonomia maior aos dispositivos sem fio, além de trazer ganhos em poder de processamento, o que permite a implementação de recursos interessantes, como o cancelamento de ruído ativo adaptável, em fones intermediários.

O chipset supera o antecessor QCC304x com quatro núcleos, em vez de três. Ele é compatível com a tecnologia aptX Adaptive, que ajusta a taxa de bits de forma dinâmica com resolução de áudio de até 96 kHz.

Sua maior eficiência também permite o uso do aptX Voice, recurso que permite o cancelamento de eco em três microfones, bem como supressão de ruído em chamadas – tudo isso sem prejudicar a duração de bateria dos fones (o que poderá chegar a um dia inteiro, segundo a Qualcomm).

O processador da Qualcomm também será compatível com o novo padrão Bluetooth LE Audio, que promete melhorar a qualidade do som e melhorar a conexão entre fones completamente sem fios, além de adicionar mais suporte para diferentes aparelhos auditivos.

Os primeiros fones de ouvido com o QCC305x devem chegar ao mercado em 2021.

Com informações: Qualcomm e TechCrunch

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados