Huawei Mate 40 Pro+ lidera ranking de câmeras do DxOMark

O Huawei Mate 40 Pro+ tem um sistema de cinco câmeras, com quatro opções de lentes Leica para o usuário escolher livremente

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: divulgação/Huawei)
Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: divulgação/Huawei)

Mais um lançamento de smartphone topo de linha focado em câmera, mais uma alteração no ranking do DxOMark: o Huawei Mate 40 Pro+, além de ter nome longo e complicado, é o novo rei do parquinho quando o assunto é câmera em smartphones. O recente lançamento da gigante chinesa desbancou a conterrânea Xiaomi com seu Mi 10 Ultra.

Não é de hoje que smartphones chineses disputam os primeiros lugares na lista de melhores câmeras no DxOMark. No final de outubro deste ano o Mate 40 Pro recebeu o título de melhores fotos do site, marcando 136 pontos e tomando o primeiro lugar do Xiaomi Mi 10 Ultra com 133 pontos.

Agora outro Huawei toma o primeiro lugar mais uma vez, com os resultados das câmeras do Mate 40 Pro+ e seus 139 pontos. Nele estão cinco sensores na parte traseira e quatro opções de lentes para o usuário escolher, na seguinte ordem:

  • Lente principal: 50 megapixels com abertura de f/1,9;
  • Lente para zoom: 12 megapixels com abertura de f/2,4 e zoom óptico de 3x;
  • Lente para mais zoom: 8 megapixels com abertura de f/4,4 e zoom óptico de 10x;
  • Lente ultrawide: 20 megapixels com abertura de f/2,4;
  • Sensor ToF para medir a profundidade.
Foto feita com o Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Foto feita com o Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Todo o conjunto também consegue filmar em 4K com até 60 quadros por segundo e HDR, junto de estabilização de imagem. O básico de qualquer smartphone topo de linha para 2020, mas chama atenção quando grava em Full HD com até 480 fps.

O kit de sensores, lentes e software escolhidos pela Huawei resultou em 144 pontos para fotografia, fazendo o site descrever as imagens como “a maior pontuação que já vimos até então”. “Exposição geralmente é precisa e a câmera oferece grande alcance dinâmico, capturando bons detalhes em sombras e áreas iluminadas mesmo em ambientes com muito contraste”, complementa.

Foto feita com o Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Foto feita com o Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: Reprodução/DxOMark)

O DxOMark também aponta que o balanço de branco automático tende a acertar os tons mais naturais, o mesmo vale para as texturas capturadas – que só se perdem no tom da pele em alguns raros momentos no modo retrato.

Huawei Mate 40 Pro+ surpreende no modo noturno

O conjunto de “bom” e “ok” é numeroso para vários pontos do aparelho, mas o modo noturno é destacado pelo teste. O site afirma que o nível de ruído e detalhes em texturas é muito bem balanceado nestes cenários, o alcance dinâmico trabalha bem mesmo em baixas condições de luz e este resultado é raro em smartphones concorrentes.

Foto feita com o Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Foto feita com o Huawei Mate 40 Pro+ (Imagem: Reprodução/DxOMark)

Como nem tudo são flores, existem alguns detalhes notados e que mesmo assim não tiraram a coroa do aparelho. O teste destaca alguns momentos com efeito fantasma quando o Huawei Mate 40 Pro+ junta imagens diferentes em uma só, algumas diferenças entre a imagem da prévia e o arquivo final, junto de falhas quando o foco automático é feito em objetos mais próximos.

Neste momento, a lista dos 10 primeiros colocados do DxOMark segue assim:

  1. Huawei Mate 40 Pro+: 139 pontos;
  2. Huawei Mate 40 Pro: 136 pontos;
  3. Xiaomi Mi 10 Ultra: 133 pontos;
  4. Huawei P40 Pro: 132 pontos;
  5. Apple iPhone 12 Pro Max: 130 pontos;
  6. Apple iPhone 12 Pro: 128 pontos;
  7. Xiaomi Mi 10 Pro: 128 pontos;
  8. Vivo X50 Pro+: 127 pontos;
  9. Oppo Find X2 Pro: 126 pontos;
  10. Samsung Galaxy S20 Ultra 5G: 126 pontos.

Com informações: DxOMark.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados