iOS 14.4 beta traz recurso de privacidade criticado pelo Facebook

Aplicativos terão que solicitar permissão dos usuários antes de rastrear suas atividades em outros sites para fins de publicidade

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iOS 14
iPhone com iOS 14 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O iOS 14.4 beta dá uma prévia das medidas de privacidade que já haviam sido anunciadas pela Apple, e que têm previsão de chegar a todos os usuários no início de 2021. Quando a mudança entrar em vigor, os aplicativos deverão solicitar a permissão dos usuários para rastrear suas atividades em outros sites e serviços, no iPhone e no iPad.

A decisão vem sendo amplamente criticada pelo Facebook – ela tem grande impacto sobre um dos negócios mais lucrativos da empresa de Mark Zuckerberg. Mas a companhia por trás da rede social também afirma que a medida pode prejudicar especialmente as pequenas empresas e comerciantes que utilizam o sistema de rastreamento para direcionar sua propaganda.

O prompt que solicita a permissão dos usuários começou a aparecer na versão de testes do iOS 14.4, liberada há poucos dias. Uma captura de tela enviada ao site MacRumors mostra o aviso proveniente do app da NBA.

Nas letras miúdas, que podem ser alteradas pelo desenvolvedor, o serviço explica que os dados serão coletados para proporcionar uma experiência de anúncio melhor e personalizada.

Prompt do iOS 14.4 beta solicita permissão para rastrear atividades de usuários

Prompt do iOS 14.4 beta solicita permissão para rastrear atividades de usuários (Imagem: Reprodução/MacRumors)

O iOS 14.4 estável deve ser lançado entre janeiro e fevereiro, concretizando a promessa de mudança que vem causando polêmica entre alguns concorrentes.

De acordo com a Apple, a medida visa dar transparência a como a empresa e qualquer app dentro de seu ecossistema utilizam os dados dos usuários.

Com informações: MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados