Samsung abre beta do Android 11 para alguns celulares Galaxy A e M

A atualização que leva o Android 11 e a One UI 3.0 para aparelhos da linha Galaxy A e M começa a chegar a partir de março

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Samsung Galaxy M31 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy M31 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Samsung começou a fase de testes de sua interface alterada do sistema operacional móvel do Google, chamada de One UI e que agora está na versão 3.0, em smartphones não pertencentes à casta dos aparelhos mais potentes da marca. Os primeiros modelos estão nas linhas Galaxy A e M.

A One UI 3.0 vem sendo testada desde o começo de outubro deste ano, entregando o Android 11 para alguns smartphones selecionados – especialmente modelos recentes das linhas Galaxy S, Note e os dobráveis. Agora é a vez dos primeiros smartphones intermediários ganharem um banho de loja e a nova versão do sistema operacional.

A novidade apareceu como forma de convocação para donos dos Galaxy M31 e A51 5G em fóruns da própria Samsung para a Índia e Coreia do Sul. Para o usuário fazer parte da fase beta do Android 11 nestes aparelhos, basta realizar o download do aplicativo Samsung Members na Play Store e tocar no banner sugerindo a adesão.

Samsung já entregou One UI 3.0 para outros aparelhos

A One UI 3.0 já está chegando para alguns smartphones, como é o caso dos Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra. Ela começou aparecer como atualização de software no começo de dezembro e entrega, além do Android 11, algumas mudanças visuais para a interface proprietária da Samsung.

One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

De forma resumida, todo o visual de menus e áreas do sistema, incluindo aplicativos próprios da marca, ganham um banho de loja e ficam com animações mais suaves. A alteração alcança até mesmo os widgets da tela inicial, que oferecem acesso mais simplificado para músicas e eventos do calendário sem nem precisar desbloquear o display, por exemplo.

Há melhorias na galeria de fotos para o usuário encontrar imagens e vídeos com mais facilidade, além de singela reorganização da área de notificações, com ícones mais próximos do meio da tela.

Samsung já deu data para o Android 11 no Brasil

Se você ficou animado com a chegada da One UI 3.0 beta em aparelhos das linhas Galaxy M, A e quer saber quando seu celular será contemplado com a versão final do sistema operacional, saiba que a Samsung divulgou recentemente as datas para modelos comercializados no Brasil.

Samsung Galaxy A51 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Samsung Galaxy A51 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Ao todo são 40 smartphones, com destaque para os Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra vendidos no varejo e que recebem a atualização ainda neste mês. Janeiro é o momento para os Galaxy Note 20 do varejo, Claro e Vivo, Galaxy Note 10 do varejo e os outros Galaxy S20 (da Claro, Vivo e Oi). No mesmo mês serão contemplados os donos dos Galaxy S10, S10+, S10e e S10 Lite vendidos no varejo, assim como Galaxy Fold, Z Flip e Z Fold 2 também de lojas que não são operadoras.

Os aparelhos intermediários envolvidos neste teste receberão a One UI 3.0, já em versão final e longe de beta, até março de 2021 para modelos vendidos no varejo, Claro, Vivo e Oi. Apenas o Galaxy A51 vendido pela TIM ficou para abril.

Clique aqui para saber se seu smartphone Samsung está na lista oficial para o Brasil.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados