Tesla permite usar som de bode como buzina em carros elétricos

Update para veículos Tesla depende de sistema externo de som, padrão desde primeiro de setembro de 2019, para emitir os sons

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tesla Model S (Imagem: Divulgação/Tesla)
Tesla Model S (imagem: divulgação/Tesla)

A Tesla liberou a atualização de fim de ano para seus veículos no último dia 25, com recursos novos, como usar livremente as caixas de som externas. Os falantes, comuns em carros elétricos, podem tocar uma música qualquer ou então trabalharem para emitir alguns barulhos como a música do carro de sorvete, ou imitar o berro de um bode.

Elon Musk costuma entregar uma atualização natalina para os proprietários dos veículos elétricos de sua empresa, a Tesla. Neste ano o pacote em forma de update leva novas funções, algumas modificações e até mesmo mais humor para você rir e irritar algumas pessoas que estão nos arredores do carro.

Logo de cara, este update coloca novas animações para o modelo tridimensional do carro que aparece dentro da enorme tela, presente no console central. Com a atualização, baixar ou levantar os vidros gera uma animação no mesmo local. Este detalhe estético também vale para outras partes móveis externas, como os dois porta-malas e a porta de carregamento das baterias.

Além disso, três novos jogos foram instalados: Battle of Polytopia, Cat Quest e Solitaire (que aqui no Brasil é conhecido como Paciência). Mas, de verdade, o novo recurso mais chamativo e possivelmente polêmico é o modo Boombox.

Carros Tesla são as novas caixas Bluetooth da praia

Boombox é o nome dado aos aparelhos de som portáteis da década de 80, capazes de tocar música de fitas cassete ou rádio em qualquer lugar – com pilha ou ligados na tomada mesmo. Atualmente as caixas de som Bluetooth fazem isso em alguns lugares bacanas ou então atrapalham a vida de quem está na praia.

Na Tesla a ideia é um misto dos dois mundos. Se o carro foi fabricado a partir de primeiro de setembro de 2019, ele tem um sistema de som apontado para fora e que foi instalado por padrão para emitir sons de motor, já que todo carro elétrico é silencioso – um risco muito grande para quando alguém vai atravessar a rua.

O modo Boombox utiliza este sistema para tocar qualquer música que o dono do carro queira, desde que o veículo esteja estacionado. Ainda com uso do falante externo está o som de flatulência (você entendeu), que a partir desta atualização pode ser reproduzido do lado de fora.

Se o carro não está estacionado, é possível tocar sons de uma lista específica para quem estiver fora do carro ouvir. As opções vão desde a música de um carrossel, carro do sorvete ou então sons que lembram o caribe.

Outra novidade está na possibilidade de trocar o som da buzina do Tesla por outro em uma lista, com destaque para o berro de um bode, buzina antiga ou então um som típico de La Cucaracha. Também é possível utilizar a entrada USB do carro para enviar até cinco sons próprios e eu tenho medo de quais serão utilizados pelos donos dos carros.

Por fim, os proprietários de um Tesla passam a ver os carregadores supercharge no mapa de forma mais minimalista, enquanto a interface para mostrar os objetos dos arredores, detectados pelos sensores, está maior.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Tesla na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados