Xiaomi Mi 11 traz modo noturno em tempo real para vídeos

Câmera de Xiaomi Mi 11 é capaz de capturar vídeos em modo noturno em tempo real com auxílio de inteligência artificial

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Câmera do Xiaomi Mi 11 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Câmera do Xiaomi Mi 11 (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Além da câmera de 108 megapixels, o Xiaomi Mi 11 também chama a atenção por gravar vídeos com modo noturno em tempo real. A tecnologia desenvolvida pela BlinkAI, que utiliza recursos de inteligência artificial para melhorar as imagens, está entre os destaques do novo celular da Xiaomi estreado nesta segunda-feira (28).

A tecnologia é empregada no celular pela Xiaomi em parceria com a BlinkAI, empresa especializada em utilizar inteligência artificial para melhorar a qualidade de imagens capturadas por câmeras. Com ela, é possível gravar vídeos com modo noturno em tempo real com o Mi 11, sucessor do Xiaomi Mi 10.

O recurso foi demonstrado em dois vídeos publicados pela BlinkAI no YouTube. No primeiro, é apresentado um lago e seus arredores quase que em completa escuridão ou em silhueta, com prédios iluminados ao fundo. Ao ativar o modo noturno, tanto as partes da água quanto o gramado tornaram-se visíveis.

O segundo vídeo capturado com o Xiaomi Mi 11 também realiza uma comparação. Dessa vez, as árvores e o monumento com luzes fracas ao lado do lago tornaram-se, mais uma vez, nítidos e com mais brilho. Nas duas demonstrações, a qualidade das imagens registradas pelo celular permaneceu agradável aos olhos.

“Enquanto as soluções atuais para tirar fotos noturnas dependem da captura de luz por um longo período e da fusão de muitos quadros para produzir uma foto aprimorada, uma abordagem diferente é necessária para o streaming de vídeo em tempo real”, explicou Dr. Bo Zhu, cofundador e CTO da BlinkAI. “Para vídeo, cada quadro capturado rapidamente precisa ser aprimorado e, além disso, o aprimoramento deve acontecer quase que instantaneamente”.

Segundo a companhia, a solução é “construída em uma estrutura de rede neural que imita aspectos críticos de como o sistema visual humano funciona”. Além disso, o software aproveita a Unidade de Processamento Neural (NPU) do Qualcomm Snapdragon 888 do Xiaomi Mi 11 para o seu funcionamento preciso.

Outras companhias oferecem recurso parecido em seus celulares, como a Apple e a Samsung, mas em condições diferentes. Nestes casos, o modo noturno em vídeo funciona somente em timelapse, com o “modo Time-lapse com o modo Noite” iPhone 12 e o “Hiperlapse Noturno” em celulares Samsung Galaxy.

Xiaomi Mi 11 é lançado com Snapdragon 888

O Xiaomi Mi 11 é a nova linha de celulares premium da marca chinesa. Anunciado nesta segunda-feira (28), o smartphone tem tela de 6,81 com laterais curvas, como o Galaxy S20 Ultra, e câmera frontal de 20 megapixels em um furo no canto superior esquerdo.

O conjunto fotográfico triplo é um dos destaques, com câmera principal de 108 megapixels. Além disso, o smartphone é o primeiro do mercado a ser lançado com o processador Snapdragon 888. O carregador do telefone é opcional, mas o preço é o mesmo com ou sem o acessório na caixa.

Na China, o preço do celular começa em 3.999 iuanes e vai até 4.299 iuanes, valores equivalentes a R$ 3.180 e R$ 3.420, respectivamente, em conversão direta. Não há previsão de data e preço de lançamento do Xiaomi Mi 11 no Brasil e em outros países.

Com informações: Apple, BlinkAI, Samsung e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados