Google expande seleção inteligente no Android para converter moedas

Android 9, 10 e 11 ganham atalho Converter para dólares, euros e unidades de medida; saiba como funciona a novidade do Google

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android consegue converter moedas com Smart Select (Imagem: Reprodução/Wagner Pedro)
Android consegue converter moedas com Smart Select (Imagem: Reprodução/Wagner Pedro)

Sem alarde, o Google atualizou um recurso do Android chamado Smart Selection: ele existe há alguns anos e sugere, por exemplo, abrir o app Telefone se você seleciona um número de celular. Com isso, agora é possível converter moedas e unidades de medida no Android 9 Pie, 10 e 11. Isso funciona também em português do Brasil, ainda que de forma limitada.

O Android Police descobriu que, ao selecionar medidas como “4 cups” (4 xícaras), surge a opção “Converter”. O usuário é levado para o app do Google, que exibe o volume equivalente em colheres de sopa; dá para escolher outra unidade, como litros ou mililitros.

O XDA Developers, por sua vez, conseguiu ativar o recurso ao selecionar “379 euros”; o valor é convertido para dólares ao tocar no botão correspondente. Isso funcionou em um Asus ZenFone 7 Pro rodando Android 11.

Recurso do Android funciona em português

No Tecnoblog, fizemos o teste e o Smart Selection aparece para conversão de moedas, mas só em alguns celulares. Minha tentativa em um Moto Z2 Play com Android 9 Pie não deu certo; o mesmo ocorreu em um Galaxy S10+ com Android 10.

No entanto, a opção “Converter” apareceu em outro Galaxy S10+ com Android 10. O botão surgiu ao selecionar o texto “50 euros”: após tocá-lo, o app do Google se abre com o valor correspondente em reais.

Android tem atalho para converter moeda (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

Android tem atalho para converter moeda (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

Testes semelhantes — com dólares e pesos mexicanos — deram certo em um Huawei P30 Pro com Android 10 e em um Xiaomi Poco X3. Vale notar que não é necessário usar o Gboard: isso fica integrado ao sistema e não depende do teclado virtual.

Novidade do Google tem limitações

Por enquanto, essa funcionalidade é limitada. Por exemplo, ele sugere converter os valores “US$ 20” e “50 euros”, mas não “US$ 20 mil” ou “50 mil euros” — o Smart Selection parece só considerar números e moedas, em vez de unidades por extenso como “mil” ou “milhão”.

O botão “Converter” não aparece se você selecionar espaços antes ou depois do valor. Além disso, nos casos em que há cifrão, o app do Google pode se confundir e converter de reais para dólares:

Smart Selection nem sempre funciona direito (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

Smart Selection nem sempre funciona direito (Imagem: Reprodução/Alvaro Teixeira)

O Smart Selection consegue identificar se você seleciona uma URL, e sugere abri-la no Chrome. Ele também consegue detectar números de voo no formato IATA para que você busque pelo status no Google.

“Os modelos de SmartSelect mais recentes agora oferecem suporte à conversão de unidades e moedas no Android 9, 10 e superior”, avisou a equipe de engenharia do Google neste mês. No entanto, só conseguimos fazer conversão de moedas, não medidas como colheres de sopa ou mililitros.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados