Microsoft indica que Windows 10 vai passar por renovação visual

A Microsoft quer que o novo visual do Windows 10 faça seus consumidores sentirem que estão com a melhor experiência num SO

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo menu Iniciar no Windows 10 (Imagem: divulgação/Microsoft)
Novo menu Iniciar no Windows 10 lançado em 2020 (Imagem: divulgação/Microsoft)

Se você acha que o visual do Windows 10 está meio paradão, fique tranquilo que em 2021 o sistema operacional da Microsoft deve receber um banho de loja generoso. Nós já falamos sobre essa grande atualização, mas a gigante do software parece ter confirmado este trabalho com uma vaga para engenheiro de software sênior, publicada nesta segunda-feira (4).

O Windows 10 parece moderno, recente, mas está no mercado desde julho de 2015 e com basicamente o mesmo visual lançado cinco anos atrás. Algumas pessoas podem perder o interesse pelo sistema operacional e a Microsoft sabe disso, ao ponto que existem detalhes vazados sobre uma próxima versão que pretende mudar algumas coisas. Ela é chamada até então de Sun Valley.

Uma vaga para engenheiro de software sênior na Microsoft, publicada em seu próprio site nesta segunda-feira, mostra que a pessoa contratada trabalhará em uma equipe responsável pela principal plataforma da marca. Ela também estará colocando as mãos em produtos da linha Surface e parceiros OEM “para orquestrar e entregar um rejuvenescimento visual abrangente nas experiências do Windows”, segundo a descrição da oportunidade de trabalho.

Uma palavra em caixa alta chama atenção, dentro da frase “sinalizar aos nossos clientes que o Windows VOLTOU e garantir que o Windows tem a melhor experiência em sistema operacional para nossos consumidores”. Este conjunto de informações é o necessário para entender que os rumores da versão Sun Valley estão indo no caminho certo, mas que ele ainda está em desenvolvimento.

Windows 10 Sun Valley pode ser essa renovação visual

Enquanto as últimas atualizações para o Windows 10 entregaram alguns detalhes importantes, como novo visual para os ícones do menu Iniciar, modo escuro mais abrangente e a chegada de um novo navegador Edge com base no Chromium para todos os usuários, ainda existem alguns pontos que merecem uma maquiagem diferente.

Este novo update, chamado pelos boatos mais quentes de Sun Valley, conta com alterações focadas justamente em pontos chave. Teoricamente planejada para o segundo semestre deste ano, a atualização deve entregar mudanças no menu Iniciar, no explorador de arquivos e também na Central de Ações do Windows 10.

Enquanto a Microsoft pretende chamar mais atenção para o sistema aos olhos de seus clientes e usuários, ao mesmo tempo a empresa não deve forçar uma ruptura com o que é apresentado atualmente nos PCs – lembra quando ela fez o menu Iniciar virar uma tela inteira no Windows 8?

As mudanças mais comentadas pelos boatos também estão nas barras de rolagem, botões e controles espalhados pelo Windows. Vai que este Windows 10 Sun Valley finalmente sinaliza o fim do Painel de Controle.

Já no lado das implementações capazes de atingir um número menor de pessoas, está a renovação da interface exibida quando o modo tablet é ativado. Seja de forma manual, ou mesmo quando o próprio sistema operacional entende que não deve mais receber comandos do mouse.

Até agora, por mais que ícones estejam maiores, nem todas as janelas são adequadas aos toques por dedo feitos nestes aparelhos – na mesma facilidade como acontecem no iPadOS ou mesmo no Android.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados