Apple e Hyundai discutem projeto de carro elétrico autônomo

Apple deve anunciar seu primeiro carro elétrico autônomo em 2024; Hyundai pode ser montadora parceria na produção

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
apple store londres regent street tecnoblog
Apple Store de Londres (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A Apple trabalha em um carro elétrico autônomo pelo menos desde 2014, mas o projeto quase caiu no esquecimento entre 2019 e 2020. Agora, o assunto volta a atrair as atenções. As informações mais recentes dão conta de que o Project Titan, como a iniciativa foi batizada, poderá contar com a parceria da Hyundai.

No final de 2020, veio à tona a informação de que a Apple ainda mantinha o Project Titan ativo, apesar de ter demitido 190 funcionários ligados à iniciativa em 2019. A expectativa é a de que o primeiro carro elétrico autônomo da marca seja apresentado em 2024, embora esse seja um prazo bastante otimista.

Aparentemente, a Apple voltou a tratar o assunto com alguma prioridade. O problema é que desenvolver um carro autônomo é uma coisa, produzir é outra. Para colocar o veículo no mercado, a companhia terá que fechar uma parceria com alguma fabricante. É aí que a Hyundai entra na história.

O site Korea Economic Daily revelou que as duas companhias estão em negociação. Procurada, a Hyundai confirmou que está conversando com a Apple, mas fez questão de deixar claro que as discussões estão em estágio inicial, razão pela qual nada foi decidido ainda. Já a Apple preferiu não se pronunciar a respeito.

Se a parceria entre Apple e Hyundai vingar, é possível que, além da produção dos veículos, a montadora contribua para o desenvolvimento do projeto em si. Em agosto de 2020, a companhia criou a Ioniq, marca focada em veículos totalmente elétricos. A experiência obtida com esse negócio pode ser útil para a Apple de alguma forma.

Apple contratou executivos da Tesla

Talvez a Hyundai (ou outra montadora) contribua com o Project Titan, mas o projeto continuará sendo de pleno domínio da Apple. Para tanto, a companhia conta com a experiência de um funcionário que trabalhou como vice-presidente de engenharia na (futura rival) Tesla.

Estamos falando de Steve MacManus. O executivo foi contratado pela Apple em 2019, mas, pelo menos nos primeiros meses de casa, trabalhou em projetos não relacionados ao carro autônomo da Apple.

Atualmente, MacManus lidera uma equipe com funcionários dedicados a vários aspectos do veículo, como design do interior, testes e projetos de produção.

MacManus se reporta diretamente a Doug Field, um dos líderes do Project Titan e, adivinhe, ex-engenheiro de veículos da Tesla.

Com informações: TechCrunch, Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados