Firefox segue Google Chrome e impede voltar com tecla Backspace

O Firefox será um dos últimos navegadores sem o atalho de voltar para a página na tecla Backspace, mas é possível reativá-lo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mozilla Firefox 84 (Imagem: reprodução)
Mozilla Firefox 84 (Imagem: reprodução)

A Mozilla começou a impedir o uso da tecla Backspace como atalho para voltar a navegação, acessando a página anterior dentro de seu browser, o Firefox. A motivação é a mesma que levou o Google a tomar a mesma decisão: as pessoas podem utilizar o recurso sem querer e acabam perdendo dados de formulários.

A ideia parece confusa e nerd, não é? De fato é, mas este problema pode afetar praticamente qualquer pessoa que utiliza o navegador para momentos que vão além de ler o Tecnoblog. Imagine que você está preenchendo um formulário longo, com muitas perguntas precisando de respostas e, dentro de um campo de texto, você sem querer clicou fora dele, não viu isso acontecendo e apertou a tecla Backspace para corrigir o conteúdo digitado no local.

Acabou, o endereço voltou para a página visitada antes dele e todos os dados preenchidos foram perdidos. Você precisa escrever tudo mais uma vez e agora estará menos animado, menos feliz e certamente com raiva. É este problema que a Mozilla quer resolver com o fim deste atalho dentro do Firefox.

Desligar a função extra para o Backspace é algo que já aconteceu em outros navegadores do mercado, como é o caso do Google Chrome. No concorrente a função não pode ser utilizada por padrão desde o segundo semestre de 2014. O mesmo acontece no Microsoft Edge, Opera e até no Firefox que roda dentro de distribuições Linux – já que usar a tecla para voltar não é um recurso padrão do sistema.

Você deve ter lido o parágrafo anterior pensando que a Mozilla nunca se importou com um pressionar equivocado na tecla, mas ela vem pensando desde o mesmo ano que o Google Chrome resolveu desativar o atalho. Naquele momento a decisão foi de manter o recurso funcionando normalmente, para mudar tudo justo em 2021 – até que enfim!

Com a alteração, o navegador será entregue aos usuários com a tecla Backspace servindo apenas para apagar o conteúdo digitado, como faz em editores e em caixas de texto dos sites.

Se você quiser, o Firefox permitirá o uso do atalho no Backspace

Se por algum motivo você ainda precisar do Backspace do teclado levando para a página anterior, o recurso ainda poderá ser ativado novamente. O problema é que ele é tão pouco solicitado, que a reativação exige que o usuário entre na página de configuração do browser (em about:config) e procure por “browser.backspace_action”, trocando seu valor para “0”.

Um caminho menos nerd e que não exige tantos conhecimentos extras para o uso do Firefox está em outro atalho do teclado. Ele é feito com Shift + seta para esquerda (troque Shift por Cmd no macOS) e continuará disponível mesmo após a alteração do Backspace.

O fim do Backspace como forma de voltar para a página anterior no Firefox foi disponibilizado apenas na versão Nightly do navegador, que é onde novos recursos ou ferramentas aparecem para testes iniciais, antes mesmo do beta. É questão de tempo para a alteração subir até o browser disponível de forma estável e para todos os usuários.

Com informações: BleepingComputder.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados