Aspirador robô Samsung JetBot 90 AI+ descarta poeira de forma automática

O Samsung JetBot 90 AI+ utiliza IA para distinguir objetos frágeis de resistentes, identificando até itens menores que o robô

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung JetBot 90 AI+ (Imagem: divulgação/Samsung)
Samsung JetBot 90 AI+ (Imagem: divulgação/Samsung)

A Samsung aproveitou seu espaço virtual na CES deste ano para anunciar mais um aspirador de pó robô para o mercado internacional, o JetBot 90 AI+. O produto é o mais completo da marca coreana, entregando radar e sensores para desviar até mesmo dos menores objetos que podem aparecer no caminho da limpeza.

No mundo dos aspiradores robôs existem basicamente três tipos de produtos: os que vão batendo em tudo e navegam de forma randômica, os que utilizam uma câmera apontada para o teto e assim conseguem mapear o ambiente para limpeza mais eficiente, com o terceiro grupo nos modelos com radar LiDAR para fazer a mesma coisa.

Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, mas os lançamentos mais recentes da indústria começam a apostar numa versão híbrida do produto e que mistura as duas últimas opções do cardápio. É o caso do JetBot 90 AI+ da Samsung, que coloca o LiDAR no topo do aparelho e faz a câmera olhar para frente, não mais para cima.

O radar já vai fazer o trabalho de mapear o local e é por isso que a câmera foi reposicionada. Por aqui sua função é ver o que está no caminho e desviar dos objetos, combinando os dois sensores para aumentar ainda mais a eficiência da limpeza.

JetBot 90 AI+ consegue diferenciar obstáculos

No caso do JetBot 90 AI+, este olho para frente tira proveito da inteligência artificial criada em colaboração com a Intel e entende o ambiente. A Samsung afirma que sua solução consegue distinguir o que é um objeto frágil de outro mais resistente. Com essa capacidade o aspirador robô pode ser mais cuidadoso na hora de encostar em um vaso ou copo de vidro, mas nem tanto quando estiver chegando perto da perna da mesa ou da parede.

Ele também consegue notar objetos pequenos, bem menores que a altura do próprio robô. Este ponto é especialmente importante para quem tem crianças em casa, com brinquedos espalhados, além de pessoas com pets e que provavelmente o obstáculo logo na frente do robô não seja muito sólido – se é que você me entendeu. Nos modelos com apenas o LiDAR ou a câmera para cima, esta “coisa” pastosa pode ficar espalhada pela casa em desenhos abstratos, é bom evitar.

Samsung JetBot 90 AI+ (Imagem: divulgação/Samsung)

Samsung JetBot 90 AI+ (Imagem: divulgação/Samsung)

Como a maioria dos aspiradores robô mais caros, o lançamento da Samsung conta com um dispenser para a sujeira na mesma base de recarga da bateria. Com isso ele pode parar a faxina quando alcança o máximo da capacidade interna do produto, voltar para esvaziar a sujeira e depois continuar a limpeza de onde parou.

Falando nisso, o mapa criado do ambiente pode ser utilizado para criar áreas separadas. Com o app, o usuário pode dar nome aos cômodos encontrados e pedir que a limpeza aconteça apenas em um deles, ou escolher quais deles devem ser limpos. Também é possível inserir zonas para o robô evitar dentro do mesmo ambiente – vamos supor que você deixou algumas coisas no chão, no canto da sala e não quer o JetBot 90 AI+ passando por perto.

Quando e quanto?

Não existe previsão concreta de lançamento do Samsung JetBot 90 AI+, sabemos apenas que ele chegará aos Estados Unidos durante o primeiro semestre deste ano. A empresa também não divulgou o preço sugerido do gadget, mas certamente ele não será barato.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados