WhatsApp avança em recurso que arquiva mensagens para sempre

Ainda em desenvolvimento, recurso arquiva conversas impede que elas voltem para a tela inicial do WhatsApp

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mensagens temporárias do WhatsApp somem depois de 7 dias (Imagem:Mika Baumeister/Unsplash)
WhatsApp (Imagem:Mika Baumeister/Unsplash)

O WhatsApp está avançando na criação do recurso que permite arquivar mensagens para sempre. Na versão beta mais recente, o aplicativo fez mudanças na tela com as conversas arquivadas para indicar como o recurso funciona. A alteração ainda não está disponível aos usuários, mas foi encontrada no Android pelo WABetaInfo.

Segundo o site, a tela de mensagens arquivadas, que passará a se chamar “ler mais tarde”, indicará que conversas da lista são silenciadas para reduzir interrupções. Hoje, o recurso de arquivar não silencia as conversas e, com isso, elas voltam à tela principal do WhatsApp sempre que uma nova mensagem é enviada.

“Ler mais tarde” no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

“Ler mais tarde” no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

A mudança fará a conversa permanecer ocultada mesmo que haja novas mensagens. É o que explica a tela do novo recurso. “O arquivo agora é leia mais tarde”, indica o app. “Para reduzir as interrupções, os chats com novas mensagens ficam aqui e você não receberá nenhuma notificação”.

WhatsApp trabalha em seção "ler mais tarde" (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp trabalha em seção “ler mais tarde” (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Quando o recurso for liberado pelo WhatsApp, usuários poderão optar pelo modelo antigo, em que as conversas são desarquivadas e voltam para a lista principal quando há novas mensagens. Para isso, será preciso apenas acessar as configurações do app e habilitar a opção “mover novas mensagens”.

A nova opção do WhatsApp está sendo testada ao menos desde novembro e não está disponível nem mesmo na versão beta. Ainda não há informações sobre quando ela será liberada para todos os usuários do mensageiro.

WhatsApp permite silenciar conversa para sempre

Enquanto o novo recurso não se torna oficial, o mais próximo que o WhatsApp oferece é silenciar conversas para sempre. A funcionalidade foi liberada em outubro no Android, no iOS e na versão web. A opção “Sempre” entrou no lugar “1 ano” e passou a ser oferecida junto com opções de silenciar a conversa por “8 horas” e “1 semana”.

O recurso desabilita as notificações de mensagens, mas as mantém na lista principal do WhatsApp. Mesmo que uma conversa silenciada seja arquivada, ela volta para a tela inicial do app quando há uma atualização. Para impedir que uma conversa volte a ser destacada, será preciso aguardar a opção de “ler mais tarde”.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados