Galaxy S21, S21+ e Ultra vêm sem suporte a cartão microSD

Linha Samsung Galaxy S21 tem entre 128 GB e 512 GB de armazenamento; em contrapartida, aparelhos perdem suporte a microSD

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 e S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 e S21 Ultra (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra foram anunciados oficialmente nesta quinta-feira (14) pela Samsung e, por conta disso, os detalhes sobre eles começam a ser revelados. Um deles pode ser desagradável para alguns usuários: ao contrário das gerações anteriores, nenhum dos três celulares possui leitor para microSD.

O Galaxy S21 e o Galaxy S21+ têm versões com 128 GB e 256 GB. Já o Galaxy S21 Ultra tem, além das mesmas capacidades, uma versão com 512 GB. Com base nisso, podemos presumir que apenas uma quantidade pequena de usuários precisaria expandir a capacidade de armazenamento de seu Galaxy S21 com microSD.

Por outro lado, a disponibilização de um slot do tipo sempre foi vista como um diferencial dos smartphones Android. Pode ser então que alguns consumidores vejam a retirada do recurso como um ponto negativo da nova linha.

Curiosamente, não é a primeira vez que a Samsung toma esse tipo de decisão na família Galaxy S. A linha Galaxy S6, lançada em 2015, também não contava com leitor de cartões microSD. O slot voltou nas gerações seguintes por conta das reclamações que a Samsung recebeu, só sendo removido novamente agora, com a linha Galaxy S21.

Mesmo se a decisão mais recente gerar um número grande de queixas, é pouco provável que a Samsung retorne com o slot para microSD nas gerações futuras.

Primeiro porque existe um entendimento geral de que, hoje, 128 GB de armazenamento mínimo é uma capacidade confortável para a maioria dos usuários. Segundo porque a Samsung acredita que o usuário que precisar de mais espaço para dados pode recorrer às opções com mais capacidade de armazenamento ou, ainda, às nuvens.

Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung Galaxy S21 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Galaxy S21 sem carregador e fones

Como o Tecnoblog adiantou com exclusividade em dezembro de 2020, a linha Galaxy S21 não traz carregador e fones de ouvido. A Samsung explica que esses acessórios foram removidos da embalagem dos produtos para diminuir o lixo eletrônico — esse é o mesmo argumento usado pela Apple para lançar os iPhones 12 sem esses itens.

Ainda não está claro se a mesma política será adotada no Brasil, no entanto. Embora o Galaxy S21, o S21+ e o S21 Ultra já tenham passado por homologação na Anatel, não há data para o lançamento desses aparelhos no país. Por esse motivo, as informações para o mercado brasileiro ainda são escassas.

Com informações: 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados