Samsung vende Galaxy S21 sem carregador nem fone de ouvido na caixa

Samsung estuda “alternativas” para consumidores no Brasil que desejarem o adaptador de tomada com Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung Galaxy S21 (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (14) que os novos Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra serão vendidos sem carregador e fone de ouvido na caixa, confirmando uma informação antecipada com exclusividade pelo Tecnoblog em dezembro. Repetindo o discurso da Apple no lançamento do iPhone 12, a Samsung diz que a medida torna os produtos mais sustentáveis e evita o desperdício de recursos do meio ambiente.

“Descobrimos que cada vez mais usuários de Galaxy estão reutilizando acessórios que eles já têm e fazendo escolhas sustentáveis em suas rotinas diárias para promover melhores hábitos de reciclagem. Para ajudar a nossa comunidade Galaxy nessa jornada, estamos fazendo a transição para remover o adaptador de tomada e os fones de ouvido na nossa linha mais recente de smartphones Galaxy”, diz Patrick Chomet, diretor de experiência do consumidor da Samsung, em nota à imprensa.

Para a Samsung, a remoção gradual de acessórios da caixa pode “ajudar a resolver questões de consumo sustentável e tirar qualquer pressão que os consumidores possam sentir ao receberem continuamente acessórios desnecessários de carregamento com novos celulares”. A fabricante ressalta que começou a adotar o padrão USB-C em 2017 e que os carregadores antigos são compatíveis com o Galaxy S21.

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Divulgação/Samsung)

No Brasil, a Samsung afirma que estuda quais alternativas serão disponibilizadas para os compradores de Galaxy S21 que desejarem o carregador. Tradicionalmente, a empresa oferece brindes, como carregador wireless, fone de ouvido ou smartwatch, para os consumidores que adquirem seus smartphones mais caros, como os da linha S e Note, durante o período de pré-venda. A data de lançamento do Galaxy S21 no Brasil ainda não foi revelada.

Samsung tirou sarro de iPhone sem carregador; Xiaomi seguiu caminho parecido

Com o lançamento do Galaxy S21, a Samsung repete a estratégia da Apple, que removeu o carregador e o fone de ouvido da caixa dos iPhones 12. Em outubro de 2020, a fabricante coreana chegou a enviar uma indireta para a Apple, dizendo em um tweet que “seu Galaxy oferece tudo o que você procura, desde as coisas mais básicas como um carregador”. A publicação foi apagada dias depois.

A Xiaomi seguiu uma estratégia semelhante na época, publicando uma mensagem que dizia “não se preocupe, não deixamos nada fora da caixa com o Mi 10T Pro”, seguido de um vídeo apresentando a caixa com um carregador dentro. Depois, a empresa lançou o topo de linha Mi 11 em versões com e sem carregador na caixa pelos mesmos preços. A Xiaomi afirmou que 6% dos consumidores optaram pela versão “ecologicamente correta”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados