Chrome 88 mata Flash Player, remove FTP e testa busca de abas

Nova versão estável do navegador já está disponível para todos os usuários; conheça os principais destaques do Google Chrome 88

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças/Unsplash)
Google Chrome (Imagem: Nathana Rebouças)

O Google lançou a versão estável do Chrome 88 nesta terça-feira (19). Como esperado, o navegador remove o Adobe Flash Player, o suporte a FTP e traz outras melhorias de segurança. O browser também testa a busca de abas para melhorar a experiência de usuários que costumam ter várias guias abertas simultaneamente.

Seguindo a anunciada morte do Flash Player, o Google removeu seu suporte para o plugin no Chrome, o que quer dizer que não será mais possível habilitá-lo. O Flash Player chegou ao fim em 31 de dezembro de 2020, mas o bloqueio de execução de seus conteúdos entrou em vigor no último dia 12 de janeiro.

Como não existirão versões alternativas, a Adobe recomendou fortemente a remoção do software para evitar problemas de segurança em decorrência da falta de atualizações.

O fim do suporte ao FTP (agora para valer)

O suporte ao FTP volta a ser removido após a reativação devido à pandemia de COVID-19. Na época da “de-desativação”, um engenheiro de software do Google afirmou que o processo seria temporário: “Recomeçaremos a desativação quando as pessoas estiverem em uma posição melhor para lidar com possíveis interrupções e migrações”, afirmou.

Com a chegada das primeiras doses de vacina contra o coronavírus, e uma recuperação inicial na economia de alguns países, a empresa parece ter retomado seus planos para acabar com o protocolo. Os argumentos são a baixa adesão e a falta de suporte para conexões criptografadas ou proxy.

O Chrome 88 também melhora a integração do navegador com o modo escuro. Apesar de a configuração estar presente há algum tempo, alguns itens, como barras de rolagem e controles de formulário ainda não estavam ajustados para o tema que proporciona maior conforto ocular.

Modo escuro no Chrome (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)

Modo escuro no Chrome (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)

Chrome 88 traz melhorias em segurança

Para evitar ataques de tabnabbing – isto é, golpes de phishing que usam o redirecionamento de URL para fazer com que usuários enviem dados confidenciais, como logins e senhas, achando que estão interagindo com um site oficial –, o Chrome 88 aplica automaticamente o atributo “noopener” a todos os links que abrem em uma nova guia.

Buscas em guias

O Chrome 88 também testa a busca de abas, que permite fazer uma pesquisa nas guias abertas. Quando o recurso estiver disponível no seu navegador, será possível ver uma seta apontando para baixo, dentro de um pequeno círculo, como mostra a imagem abaixo.

Busca por abas no Chrome (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)

Busca por abas no Chrome (Imagem: Reprodução/Bleeping Computer)

Ao clicar no ícone, você poderá fazer a pesquisa para achar uma aba perdida com maior facilidade – uma mão na roda para quem está sempre navegando entre milhares de novas guias durante o dia.

Como atualizar para o Chrome 88

Atualização Chrome 88 (Imagem: Reprodução/Google)

Atualização Chrome 88 (Imagem: Reprodução/Google)

O Chrome 88 já está disponível para todos os usuários. Para atualizar, basta acessar o menu representado por três pontos na vertical, na parte superior direita do browser e entrar na seção “Ajuda”. Em seguida, vá em “Sobre o Google Chrome” – a verificação começará automaticamente e você deverá reiniciar o navegador para que as alterações sejam instaladas.

Com informações: Google (via Bleeping Computer)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados