Jack Ma, do Alibaba, retorna após sumiço de três meses

O bilionário foi visto em um evento para professores rurais na China; aparição fez ações do Alibaba subirem 8% em Hong Kong

Ana Marques
Por
• Atualizado há 5 meses
Jack Ma
Jack Ma Imagem: Reprodução/Meik Magazine)

Após três meses sem aparições públicas, Jack Ma, fundador do Alibaba, ressurgiu “das cinzas”. O empresário apareceu em uma videoconferência com mais de 100 professores rurais da China, durante um evento para premiar os profissionais de mais destaque na área. A volta de Ma resultou em uma alta de mais de 8% nas ações da empresa de comércio eletrônico na bolsa de Hong Kong.

O sumiço repentino do bilionário chinês levantou diversas especulações no início de janeiro. Jack Ma ficou de fora das gravações do show de talentos Africa’s Business Heroes, e não postava nada em suas redes sociais desde outubro.

O período de afastamento coincidiu com uma onda de má sorte vivida pelo empresário – o que incluiu a suspensão do IPO de US$ 37 bilhões da Ant Group e um processo antitruste contra o Alibaba na China. Ma também havia criticado abertamente o sistema regulador do mercado financeiro do governo chinês, o que levantou diversas hipóteses de represália.

No vídeo publicado recentemente na web, Jack Ma aparece com semblante descontraído, mas não revela exatamente sua localização. O clipe que circula nas redes sociais mostra uma visita do empresário a um internato rural em Zhejiang, no dia 10 de janeiro.

A autenticidade do vídeo foi confirmada por um porta-voz do Alibaba ao TechCrunch. As últimas informações a respeito da empresa indicavam uma posição de cooperação com as autoridades chinesas em relação ao processo de investigação sobre as supostas ações monopolistas da plataforma de comércio eletrônico.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Alibaba na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados