Android 12 pode trazer gestos de toque na traseira do celular

Google testa toque duplo na traseira de smartphones para atalhos no Android 12 como captura de tela e controle de músicas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google testa gestos de toque na traseira do Pixel (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Google testa gestos de toque na traseira do Pixel (Imagem: Reprodução/9to5Google)

O Google parece ter retomado seus planos de liberar gestos de toque duplo na traseira do celular. A opção, conhecida internamente pelo codinome “Columbus”, foi testada na versão beta do Android 11, mas não chegou a ser liberada para todos os usuários. Agora, ela poderá voltar a ser testada no Android 12.

Segundo o 9to5Google, o Google voltou a trabalhar nos toques na traseira de smartphones. A solução criaria um atalho para ações no Android 12 e, por padrão, serviria para acionar o Google Assistente. Porém, também seria possível fazer captura de tela, pausar ou retomar músicas e vídeos, abrir área de notificações e ver a lista de apps recentes.

A opção também poderia ser usada para desativar um cronômetro ou ativar o modo soneca do alarme. A ideia é que cada usuário decida qual ação seria realizada com os dois toques na traseira do celular. Por enquanto, o Google testa a opção somente com o Pixel, mas, provavelmente, ela será suportada em outros aparelhos.

O Android 12 deverá ainda oferecer a opção de reconhecer apenas toques fortes na traseira do celular. Com isso, toques acidentais no dispositivo não seriam suficientes para iniciar as ações no sistema operacional. Os usuários também poderão ter a opção de desativar o recurso a qualquer momento.

Ainda não há informações sobre quando o Google vai liberar o primeiro preview do Android 12. Levando em conta o cronograma da geração atual, a expectativa é que a versão inicial fique disponível em fevereiro. Vale lembrar que, por se tratar de um teste, não há garantias de que os gestos de toque na traseira do celular cheguem à versão definitiva do sistema.

Rumores sobre Android 12

Apesar de não haver informações sobre quando a prévia do Android 12 será liberada, já existem alguns rumores sobre o sistema operacional. Para a nova versão, o Google deverá melhorar a multitarefa com o recurso “App Pairs”. Com ele, será possível fazer dois apps dividirem a tela automaticamente ao serem abertos.

A empresa também testa uma melhoria para permitir compartilhar senha Wi-Fi pelo Nearby Share. Além disso, o sistema operacional poderá ter um recurso de hibernação de apps, que permite poupar o armazenamento do celular caso o app não seja usado frequentemente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados