Nvidia RTX 3070 pode ser mais rápida que RTX 3080 em notebooks

Confusão sobre desempenho das GPUs Nvidia RTX 3000 poderá ser causada pelo fim da exigência dos selos Max-Q e Max-P

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notebook com chip gráfico GeForce RTX 3000 (imagem: divulgação/Nvidia)
Notebook com chip gráfico GeForce RTX 3000 (imagem: divulgação/Nvidia)

Qual GPU é mais rápida: a GeForce RTX 3070 ou a RTX 3080? A resposta parece óbvia, mas, em notebooks, poderá ser “depende”. Isso porque, com a série RTX 3000 (Ampere Mobile), a Nvidia não obrigará mais os fabricantes de laptops a indicarem se o equipamento é Max-Q ou Max-P, especificações estas que influenciam no desempenho gráfico.

Max-Q é uma técnica apresentada pela Nvidia em 2017 que permite ao fabricante otimizar o TGP (Target Graphic Power — parâmetro que mede o consumo de energia) para evitar que a autonomia da bateria do notebook seja severamente reduzida.

Já a denominação Max-P indica que a GPU opera em sua configuração padrão, ou seja, trabalha com todos os recursos disponíveis sempre que necessário.

Recentemente, o site NotebookCheck descobriu que essas duas nomenclaturas deixarão de ser obrigatórias. Isso significa que, para o usuário saber qual o desempenho máximo que seu laptop poderá alcançar com gráficos RTX 3000, terá que depender da boa vontade do fabricante de passar informações detalhadas sobre isso.

Tomemos como exemplo a GeForce RTX 3080. Essa GPU pode ter o TGP ajustado para algo entre 80 W e 150 W. Se o fabricante optar por um ajuste de 80 W, o notebook poderá ter desempenho inferior em determinados jogos quando comparado a um laptop com uma GPU RTX 3070 ajustada para 125 W, por exemplo.

Após a repercussão do assunto, a Nvidia explicou ao site PC Gamer que a marca Max-Q não vai desaparecer, pois, se originalmente ela indicava uma limitação de TGP, hoje ela corresponde a um conjunto de tecnologias para gráficos em notebooks finos e de alto desempenho.

A companhia explica ainda que o usuário poderá obter informações detalhadas a respeito da GPU de seu equipamento no painel de controle da própria Nvidia.

O problema é que, para o usuário que ainda não decidiu pela compra, a falta da indicação Max-Q ou Max-P poderá tornar a escolha de um notebook mais trabalhosa.

Quanto a isso, a Nvidia explicou apenas que incentiva os fabricantes a fornecerem detalhes sobre as especificações da GPU. Incentiva, não condiciona. No fim das contas, a decisão caberá a cada marca.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados