YouTube testa função que cria clipes curtos de vídeos mais longos

Recurso permite criar clipe com duração entre 5 e 60 segundos para compartilhar melhores momentos de um vídeo no YouTube

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash)
Aplicativo do YouTube (Imagem: Hello Im Nik/Unsplash)

O YouTube começou a testar uma ferramenta que permite compartilhar clipes curtos a partir de lives e vídeos on demand da plataforma. O recurso pretende facilitar a divulgação de trechos específicos que podem ser usados como uma espécie de resumo do conteúdo, para atrair maior engajamento – eles podem ter entre 5 e 60 segundos.

A função, que é semelhante ao que já existe na Twitch, está disponível inicialmente para canais de um pequeno grupo de criadores de conteúdo, incluindo alguns canais de jogos. Mas todos os usuários podem usá-la sempre que encontrarem um canal habilitado.

Ao ver o ícone de tesoura abaixo de um vídeo, será possível selecionar um trecho para ser exibido no formato do “Clipes” – essa parte do vídeo original irá se repetir em loop.

YouTube Clipes

Definindo um novo clipe no YouTube (Imagem: Reprodução/YouTube)

O clipe pode, então, ser compartilhado em qualquer outro lugar. Ele também fica salvo em uma nova aba, que pode ser acessada pelo menu do YouTube, posteriormente.

Acessando clipes no YouTube

Acessando clipes no YouTube (Imagem: Reprodução/YouTube)

Vale ressaltar que você não cria um novo vídeo quando faz um “Clipe”, apenas direciona outros espectadores para aquele determinado trecho do vídeo original. Essas pessoas também podem optar por assistir ao vídeo completo.

O recurso não está disponível em conteúdo infantil, estreias ao vivo ou lives com mais de oito horas. Além disso, caso o vídeo original seja excluído ou colocado como “privado”, o clipe desaparecerá. Ele ainda poderá ser acessado em caso de vídeos “não listados”.

O YouTube Clipes chega primeiro ao desktop e ao Android, com a versão para iOS esperada para “em breve”. Os vídeos com mais de 30 segundos podem conter anúncios. A plataforma afirma que ainda fará atualizações com base no feedback dos usuários ao longo deste período de testes.

Com informações: Google e Engadget

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados