iPod de 2004 é modificado para tocar músicas do Spotify

iPod Classic de 4ª geração, player da Apple lançado há 17 anos, é modificado para reproduzir músicas do Spotify

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
sPot, um iPod Classic modificado para tocar músicas do Spotify (Imagem: Reprodução/Guy Dupont/YouTube)
sPot, um iPod Classic modificado para tocar músicas do Spotify (Imagem: Reprodução/Guy Dupont/YouTube)

Um iPod Classic de 2004 foi modificado para tocar músicas do Spotify. É o que mostra o youtuber Guy Dupont, que alterou o dispositivo da Apple lançado há 17 anos para ter acesso à plataforma de streaming de músicas em um projeto intitulado como “sPot”.

Para realizar a operação, os componentes internos do dispositivo foram substituídos por um Raspberry Pi Zero W e outras peças, como uma tela colorida no lugar do painel monocromático original. Além disso, a clássica entrada de 30 pinos deu a vez a uma porta microUSB para recarregar a nova bateria de 1.000 mAh.

Outras partes do iPod permaneceram em uso, como a Click Wheel, o sistema de navegação circular com uma base sensível, e, claro, a carcaça. O gadget ainda ganhou Wi-Fi, Bluetooth, para caixas de som e fones de ouvido, e feedback tátil. Mas nem tudo permaneceu vivo: a entrada dedicada para fones de ouvido (3,5 mm) não funciona.

Além do hardware, também foi preciso trabalhar no software do dispositivo. Neste caso, Dupont instalou o Raspberry Pi OS Lite no gadget, um cliente para usar o Spotify Connect no Raspberry Pi, conhecido como Raspotify, além de outros programas. A interface do sPot tem fundo preto com detalhes e fontes na cor verde.

Os componentes utilizados no projeto custaram menos de US$ 100 (cerca de R$ 545 em conversão direta). O valor não conta o preço do iPod.

Com informações: Engadget e Gizmodo

O Tecnoblog não se responsabiliza por eventuais problemas que possam surgir caso o procedimento seja realizado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados