Xiaomi apresenta Mi Air Charge para carregar bateria à distância

Xiaomi Mi Air Charge é uma tecnologia que permite carregar a bateria do celular à distância com potência de 5 watts

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi Air Charge (Imagem: Reprodução/Xiaomi/YouTube)
Xiaomi Mi Air Charge (Imagem: Reprodução/Xiaomi/YouTube)

E se você pudesse reestabelecer a bateria do seu celular sem precisar de cabos ou colocá-lo sobre uma base de recarga sem fio? Esta é a nova aposta da Xiaomi: a companhia revelou, nesta quinta-feira (28), a Mi Air Charge, uma tecnologia que permite carregar a bateria do smartphone à distância.

O novo sistema se concentra em um hub com altura próxima a de um sofá, conforme demonstrado pela Xiaomi. Quando em funcionamento, o dispositivo repõe a energia de smartphones nas proximidades sem a necessidade de posicioná-los em um carregador sem fio, como acontece com os telefones atuais com suporte ao recurso.

Em outras palavras: é só chegar perto e esperar a bateria recuperar as suas forças.

Como a tecnologia Xiaomi Mi Air Charge funciona?

Mas como tudo isso é possível? Em seu blog oficial nesta sexta-feira (29), a Xiaomi explicou que a Mi Air Charge utiliza antenas de cinco fases integradas para localizar o telefone e mais uma matriz de controle composta por 144 antenas para transmitir ondas milimétricas com a energia ao smartphone.

O celular também precisa de alguns aparatos para que seja compatível com a novidade. Neste caso, entram em cena as antenas em miniatura, sendo uma para transmitir o posicionamento do smartphone com baixo consumo de energia (Beacon) e mais 14 para recepcionar e converter a onda milimétrica em força para a bateria.

A empresa ainda pensa em ir além dos celulares quando diz que, “em um futuro próximo”, a tecnologia será compatível com wearables, como smartwatches e smartbands. A marca chinesa ainda espera que, “em breve”, dispositivos inteligentes da sala de estar sejam “todos construídos sobre um projeto de fonte de alimentação sem fio, totalmente livre de fios, tornando nossas salas de estar verdadeiramente sem fio”.

De acordo com a companhia, o sistema oferece potência de 5 watts para cada celular, suporta “múltiplos dispositivos”, alcança “um raio de vários metros” e não é afetado por obstáculos físicos. A Xiaomi, porém, não entrou em detalhes sobre a previsão de lançamento da tecnologia Mi Air Charge para os consumidores.

Com informações: Xiaomi (Blog)

Receba mais sobre Xiaomi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados