Governo expande Wi-Fi gratuito através de agências do BB

Agências do BB serão utilizadas para expandir Programa Wi-Fi Brasil, que leva internet para populações sem acesso

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Banco do Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Banco do Brasil irá expandir Wi-Fi público no país (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério das Comunicações irá utilizar as agências do Banco do Brasil para ampliar o sinal de Wi-Fi público no Brasil. O governo aproveitará a infraestrutura do banco para expandir o Programa Wi-Fi Brasil, que leva internet para locais onde têm pouco ou nenhum acesso à rede.

No Programa Wi-Fi Brasil, pontos de acesso são instalados em locais como escolas, postos de saúde e comunidades indígenas. Os hotspots são conectados ao satélite da Telebrás e espalham internet gratuita para a população. Já são mais de 12,8 mil locais que contam o acesso, sendo que 80% estão nas regiões Norte e Nordeste.

O governo não divulgou quais e quantos municípios serão contemplados pela rede Wi-Fi do Banco do Brasil, e nem qual o tipo de infraestrutura será utilizada (satélite ou fibra óptica). No programa nacional são priorizadas localidades que costumam ser desprovidas de conectividade, além de levar acesso também para unidades de segurança pública, aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e outros equipamentos públicos.

BB quer aproveitar Wi-Fi para digitalizar clientes

Com a parceria, o Banco do Brasil espera capacitar clientes para o mundo digital e que eles passem a utilizar os serviços bancários através do smartphone.

Atualmente, as agências bancárias já têm algum tipo de conexão para permitir o funcionamento e efetivar as transações financeiras, mas sem Wi-Fi público.

É válido lembrar que em diversos municípios é proibido o uso de telefone celular em agências bancárias, para coibir golpes e roubos como a “saidinha de banco”. Um projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados com o objetivo de estender essa norma para todo o território brasileiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados