TikTok mostra alertas em vídeos com informações duvidosas

Para reduzir desinformação, TikTok vai pedir confirmação de usuários que tentarem compartilhar conteúdos questionáveis

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Alerta sobre informações duvidosas (Imagem: Divulgação/TikTok)
Alerta sobre informações duvidosas (Imagem: Divulgação/TikTok)

O TikTok adotou mais uma medida para evitar que conteúdos com informações duvidosas ganhem muito alcance. A rede social informou que, a partir desta quarta-feira (3), exibirá avisos nos vídeos que possam conter desinformação. Eles já estão aparecendo para usuários nos Estados Unidos e no Canadá, e serão liberados para todos nas próximas semanas.

Os alertas não indicam que o vídeo apresenta mentiras, mas, sim, que as informações não podem ser confirmadas. Hoje, o TikTok mantém parcerias com veículos de checagem de fatos que revisam parte dos conteúdos publicados por usuários. No entanto, em algumas situações, a informação é suspeita, mas não é possível confirmar que ela é falsa.

Nesses casos, a plataforma mostrará no topo da tela um aviso de que o vídeo foi sinalizado por ter conteúdo que não pode ser verificado. O autor do conteúdo será informado de que o vídeo continua disponível para os demais usuários. A rede social também vai pedir para os criadores terem mais cuidado antes de compartilhar informações.

O objetivo é reduzir o compartilhamento de vídeos que contribuem com a desinformação. Por isso, o TikTok também vai pedir a confirmação de usuários que tentarem compartilhar vídeos sinalizados. A rede social vai informar que o vídeo tem informações duvidosas e vai oferecer a opção de cancelar ou continuar o compartilhamento.

“Amamos que a criatividade da nossa comunidade incentive pessoas a compartilhar vídeos do TikTok com outras pessoas que possam apreciá-los”, afirmou a plataforma. “Mas criamos esse recurso para ajudar nossos usuários a estarem atentos ao que compartilham”. A rede social afirmou que, em testes, o recurso reduziu o compartilhamento em 24%.

TikTok garante remover fake news

Apesar da abordagem com informações duvidosas, o TikTok afirma que remove vídeos com fake news assim que os identifica. A análise é feita em parceria com as agências de checagem de fatos. Ao encontrarem algo comprovadamente falso, os veículos sinalizam a plataforma, que, em seguida, remove o vídeo.

Além dos alertas que passarão a aparecer, o TikTok afirma que já adota outras medidas em vídeos com conteúdo questionável. Nos casos em que a análise é inconclusiva e que não é possível confirmar que o conteúdo é falso, a rede social pode deixar de recomendar o vídeo na seção For You para reduzir o alcance da informação.

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados