Satélite brasileiro será lançado ainda este mês para monitorar Amazônia

Satélite desenvolvido no Brasil tira fotos do planeta a cada cinco dias e deve monitorar desmatamento e agricultura

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Satélite Amazonia-1 será lançado em 28 de fevereiro (Imagem: Reprodução/INPE)

Satélite Amazonia 1 será lançado em 28 de fevereiro (Imagem: Reprodução/INPE)

O Brasil terá mais um satélite ainda neste mês: o Amazonia 1 será lançado no dia 28 de fevereiro de 2021 a partir da base de Sriharikota, na Índia. O equipamento foi totalmente desenvolvido em território nacional e será destinado para observar e monitorar o desmatamento no país.

Com vida útil de quatro anos, o Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra que foi projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. O desenvolvimento foi coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a execução foi feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

De acordo com o Convergência Digital, o Amazonia 1 faz parte do projeto Missão Amazônia e se junta a outros dois satélites brasileiros de sensoriamento remoto, que foram desenvolvidos em parceria com a China. O programa prevê o desenvolvimento e lançamento de outros dois satélites, o Amazonia 1B e o Amazonia 2.

Inicialmente, o Amazonia-1 seria enviado ao espaço no dia 22 de fevereiro, mas uma solicitação do provedor de lançamento pediu adiamento após constatar que o terceiro e quarto estágios demandariam mais tempo de preparação. O equipamento foi transportado para a base da Índia em dezembro de 2020.

Satélite irá monitorar desmatamentos no Brasil

Com objetivo de monitorar desmatamentos, o satélite Amazonia 1 deve auxiliar a fiscalização do desmatamento no Brasil, especialmente na região da floresta amazônica. Além disso, o equipamento irá monitorar a agricultura em todo o território nacional.

O Amazonia 1 irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias, e conta com uma espécie de câmera que é capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 quilômetros. O satélite ficará numa altura de 700 km e pesa cerca de 638 kg. Por dentro, ele possui 6 km de fios e 14 mil conexões elétricas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados