Apple e empresa com logotipo de fruta enfim chegam a acordo

Prepear fez pequena mudança em logotipo e, com isso, Apple concordou em deixar processo de lado

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Logotipos da Prepear e Apple (imagem: reprodução)

Logotipos da Prepear (antigo) e Apple (imagem: reprodução)

Imagine o transtorno que uma empresa de pequeno ou médio porte vivencia ao ser processada por uma gigante como a Apple. Foi o que aconteceu com a Prepear em 2020, startup especializada em conteúdo para culinária: apesar de o logotipo da plataforma ser uma pera, a Apple abriu um processo alegando haver ali semelhanças com o seu símbolo de maçã. Felizmente, essa disputa chegou ao fim.

Especialistas em identidade visual talvez até possam encontrar alguma semelhança entre os logotipos das duas empresas, mas, para o público em geral, é difícil associar um símbolo ao outro. No entanto, para a Apple, o uso de um contorno de fruta aliado ao ângulo dos traços que representam uma folha guarda alguma semelhança com o seu famoso logotipo de maçã.

O processo causou tanta indignação que a Super Healthy Kids, empresa responsável pela Prepear, criou até uma petição online para pressionar a Apple a desistir da ação. Já finalizado, o baixo-assinado contou com o apoio de quase 270 mil pessoas.

Apesar disso, em nenhum momento a companhia de Cupertino deu sinais de que desistiria do processo. A boa notícia é que, no final de 2020, Apple e Prepear iniciaram um acordo com o intuito de pôr fim à disputa.

Nesta semana, o acordo foi finalmente anunciado. A Apple concordou em encerrar o assunto após a Prepear aplicar uma modificação em seu logotipo: um dos traços curvados que formavam a folha do símbolo foi simplesmente substituído por uma linha reta. O formato de pera em si foi preservado. Para a Apple, essa mudança é suficiente.

O novo logotipo da Prepear (imagem: Facebook/Prepear)

O novo logotipo da Prepear (imagem: Facebook/Prepear)

“A Prepear tem o prazer de anunciar que o problema de marca registrada com a Apple foi resolvido amigavelmente”, disse Russ Monson, cofundador do serviço, ao The Verge.

No site da Prepear e nas redes sociais do serviço, o logotipo já foi trocado. Os aplicativos da plataforma serão atualizados em breve para incluir o novo símbolo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados