Amazon Fire TV Stick consegue rodar Android TV de forma não oficial

Amazon Fire TV Stick 4K recebe Android TV de forma não oficial com suporte à Google Play Store e assistente virtual Alexa

Bruno Gall De Blasi
Por

O Amazon Fire TV Stick 4K chega ao consumidor com o Fire OS instalado, sistema baseado no Android, e sem os apps do Google. Isto, no entanto, não impede que o dispositivo da Amazon lançado em 2018 rode o Android TV de forma não oficial, com direito à Google Play Store e mais.

Amazon Fire TV Stick 4K (Imagem: Divulgação/Amazon)

Amazon Fire TV Stick 4K (Imagem: Divulgação/Amazon)

Amazon Fire TV Stick 4K recebe Android TV não oficial

A adaptação parte do usuário do fórum XDA-Developers “burcbuluku”. Após a instalação, é possível tanto baixar apps pela Google Play Store e pela loja de apps da Amazon quanto ter acesso à interface do Android TV e à Alexa, de acordo com o desenvolvedor. O Google Assistente e a busca por voz (Google Voice Search), porém, não funcionam.

Para rodar o Android TV no Amazon Fire Stick TV, o procedimento requer um teclado, mouse, um cabo OTG, um pendrive formatado em FAT32 com os arquivos do sistema e um monitor ou televisão. Depois, é preciso desbloquear o bootloader, instalar o TWRP e realizar a migração. O dispositivo irá rodar o Android 7.1.2 (Nougat) em seguida.

Interface do Amazon TV Stick 4K com Android TV (Imagem: Reprodução/burcbuluku/Fórum XDA-Developers)

Interface do Amazon TV Stick 4K com Android TV (Imagem: Reprodução/burcbuluku/Fórum XDA-Developers)

Vale lembrar que o procedimento anula a garantia do gadget e que, ao finalizar o processo, será necessário parear o controle remoto do aparelho através das configurações de sistema. O desenvolvedor também afirmou que não conseguiu utilizar o DualShock 4, controle do PlayStation 4, no Fire TV Stick 4K.

Com informações: Gizmochina e XDA-Developers (1 e 2)

O Tecnoblog não se responsabiliza por eventuais problemas que possam surgir caso o procedimento seja realizado.

Relacionados

Relacionados