Início / Notícias / Jogos /

Microsoft mostra como será streaming de jogos de Xbox em navegadores

Atualmente o xCloud da Microsoft utiliza servidores com Xbox One S, que deixa jogos em 4K de fora dos novos testes

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Microsoft começou a testar o xCloud, seu serviço de streaming de jogos, em navegadores instalados nos computadores dos gamers. Por enquanto os testes são fechados e ainda não existem informações comuns para este tipo de jogatina, como a resolução do título que é gerada pelos servidores e enviada até o browser de destino.

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

O xCloud é um serviço da Microsoft para levar jogos que rodam em grandes servidores diretamente para o usuário, que não precisa ter um dispositivo potente para fazer o game funcionar como esperado e divulgado pela desenvolvedora – exatamente como faz o Google Stadia. Por enquanto ele ainda funciona em fase beta em algumas partes do mundo (inclusive no Brasil) e o movimento mais recente está no início destes testes para navegadores dos PCs.

Nos computadores o jogador precisa apenas de um navegador baseado em Chromium, o que significa a necessidade de browsers como Google Chrome, Microsoft Edge, Opera, Vivaldi e o Samsung Internet dos smartphones e tablets da marca coreana. Uma vez aberto o endereço do xCloud, uma biblioteca em forma de ícones grandes e pequenos é exibida.

O visual deste cardápio lembra bastante o mesmo exibido pela Windows Store para o Windows 10. Na home há um carrossel no topo com destaques e outros ícones menores ficam logo abaixo. Esta segunda linha de opções privilegia os jogos que o usuário abriu recentemente, oferecendo assim a possibilidade de retornar ao último ponto. A experiência também lembra a navegação da Netflix, que coloca uma linha com “Continuar assistindo” logo abaixo dos títulos mais populares do streaming.

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

Microsoft Project xCloud no Edge (Imagem: Tom Warren/The Verge)

Não existem informações concretas sobre a resolução de vídeo que é enviada para o jogador, mas já sabemos que os servidores da Microsoft utilizam a base do Xbox One S. Esta é uma das variantes mais simples do console da empresa para a geração passada, onde o game não roda em 4K, então muito provavelmente o xCloud funciona no navegador em Full HD (1920 x 1080 pixels, ou 1080p).

Microsoft xCloud já funciona em app para Android

Por mais que a chegada aos navegadores soe como novidade para toda a plataforma de streaming dos jogos, o xCloud já é testado em aplicativo dedicado para dispositivos Android faz algum tempo. Nestes gadgets o jogador precisa estar ao menos no Android 6 Marshmallow e é recomendado utilizar um controle Bluetooth, que não precisa ser exatamente o mesmo dos Xbox One ou Series S/X.

Segundo a Microsoft, o xCloud precisa de uma conexão capaz de entregar ao menos 10 Mb/s e a empresa recomenda redes sem fio de 5 GHz, mas também pode funcionar em 2,4 GHz. A velocidade da banda é a mesma exigida pelo concorrente Google Stadia quando entrega resolução em 720p (HD), passando para 35 Mb/s se o jogador quiser o game em 4K.

Também é possível jogar por meio de redes móveis, mas o 4G tende a trabalhar com latência bastante alta e este detalhe pode atrapalhar a jogatina.

Em dezembro do ano passado a Microsoft já havia comentado que lançaria o xCloud para navegadores em março de 2021, então faz sentido ter os testes começando poucas semanas antes do mês. Rodar no navegador também pode ser a porta de entrada do serviço em iPhones e iPads, já que no mundo da maçã os gamers não devem contar com app dedicado.

Com informações: The Verge.