As primeiras novidades do Android 12 que o Google não revelou

Widgets de chat, PiP melhorado, compartilhamento fácil de Wi-Fi e modo de jogo estão entre recursos esperados do Android 12

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Widgets de chat no Android 12 (imagem: reprodução/XDA-Developers)
Widgets de chat no Android 12 (imagem: reprodução/XDA Developers)

O Google apresentou, na quinta-feira (18), a primeira prévia do Android 12, mas se ateve a detalhes técnicos ao descrever a novidade. Pudera: o Android 12 Developer Preview é voltado a desenvolvedores. Mas há uma série de recursos da próxima versão do Android que a companhia não abordou, mas já são conhecidos. Você verá alguns deles a seguir.

Widgets de conversas

Já faz algum tempo que o Android é capaz de exibir mensagens de chats nas notificações. Com a versão 12 do sistema operacional, o Google quer dar um passo além. A ideia, aparentemente, é permitir que o usuário fixe widgets de conversas na tela. Cada widget poderá ser direcionado a um contato ou grupo específico.

Widgets empilhados

Por padrão, o Android possibilita que apenas um widget ocupe determinado espaço. O Android 12 deverá permitir que vários widgets sejam colocados na mesma área, a exemplo do que já acontece com o iOS. O usuário precisará apenas arrastar cada widget para o lado para alternar entre eles.

Compartilhamento de senha de Wi-Fi

O Android já permite o compartilhamento de senhas de Wi-Fi por QR Code, mas, na próxima versão do sistema operacional, esse procedimento ficará um pouco mais fácil graças ao Nearby Share, recurso que lembra o AirDrop, da Apple.

Basicamente, o usuário poderá compartilhar a senha do Wi-Fi por meio de um botão que, quando acionado, rastreia dispositivos próximos e envia aos escolhidos as credenciais para conexão à rede.

Compartilhamento de senha de Wi-Fi (imagem: reprodução/Android Police)

Compartilhamento de senha de Wi-Fi (imagem: reprodução/Android Police)

Modo de jogo

Celulares topo de linha ou voltados ao segmento gamer costumam ter um game mode que, quando ativado, desabilita notificações, ajusta o brilho da tela ou otimiza o uso de recursos de hardware para melhorar o desempenho do jogo, por exemplo.

Atualmente, funções do tipo são implementadas pelos fabricantes. Já o Android 12 deverá ter um modo de jogo nativo.

Picture-in-Picture (PiP) melhorado

O Picture-in-Picture (PiP), funcionalidade que exibe uma janela em miniatura de um vídeo do YouTube ou da Netflix, por exemplo, vai ficar mais funcional no Android 12. O usuário poderá redimensionar a janela com um gesto de pinça sobre a tela.

Também será possível esconder parcialmente a janela arrastando-a para o lado, recurso que praticamente deixa o vídeo rodando em segundo plano.

PiP no Android 12 (imagem: reprodução/Android Police)

PiP no Android 12 (imagem: reprodução/Android Police)

Gesto para a área de notificações

Muita gente não sabe que as versões mais recentes do Android permitem que o usuário abra a área de notificações com um gesto de arrastar para baixo em qualquer ponto da tela (e não só no topo). Mas esse truque funciona apenas na tela inicial. No Android 12, o gesto poderá funcionar em praticamente qualquer tela.

Controle de mídia na área de notificações

Uma das novidades do Android 11 é um pequeno player de mídia que aparece na área de notificações ou de configurações rápidas. O recurso vai ser mantido no Android 12, mas com algumas diferenças. O usuário poderá definir rapidamente quais aplicativos devem ou não ser integrados a esse reprodutor, por exemplo.

Controle de mídia do Android 12 (imagem: reprodução/XDA-Developers)

Controle de mídia do Android 12 (imagem: reprodução/XDA-Developers)

Novo botão de emergência

Outra novidade esperada para o Android 12 é um novo botão de emergência. Se o usuário apertar o botão de liga / desliga cinco vezes seguidas, o sistema operacional fará uma contagem regressiva (por padrão, de cinco segundos) e, caso a pessoa não desista da chamada durante esse intervalo, ligará para 911 ou serviço equivalente.

Botão de emergência do Android 12 (imagem: reprodução/Android Police)

Botão de emergência do Android 12 (imagem: reprodução/Android Police)

Android 12: quando chega?

Esses são só alguns exemplos do que a próxima versão do Android poderá trazer. Outras novidades possíveis incluem um modo de uso com uma só mão, reconhecimento de gestos com toques na traseira do celular, multitarefa incrementado e, como de praxe, mudanças visuais.

É óbvio que nada disso é esperado para um futuro próximo. O Android 12 está em fase inicial de desenvolvimento. Por ora, apenas a versão Developer Preview já pode ser baixada para smartphones da linha Google Pixel e, mesmo assim, ela é recomendada para desenvolvedores.

A primeira versão beta pública do Android 12 deverá ser liberada somente em maio. Já a versão final deverá ser anunciada pelo Google em setembro. Certamente, mais novidades serão reveladas até lá.

Com informações: XDA Developers, Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados