Facebook inicia combate à desinformação no Brasil sobre mudança climática

Facebook expande Centro de Informações da Ciência do Clima para o Brasil; página possui informações sobre mudança climática

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Centro de Informações da Ciência do Clima do Facebook (Imagem: Divulgação/Facebook)
Centro de Informações da Ciência do Clima do Facebook (Imagem: Divulgação/Facebook)

O Facebook anunciou novidades ao Centro de Informações da Ciência do Clima. A partir desta quinta-feira (18), usuários brasileiros poderão acessar a página com informações sobre mudança climática diretamente pela rede social. A ferramenta também ganhou uma nova seção para desmentir mitos comuns em relação ao tema.

O serviço está disponível desde o fim do ano passado na Alemanha, Estados Unidos, França e Reino Unido. Agora, o recurso também poderá ser utilizado em mais países, como o Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, México, Nigéria e Taiwan.

“O Centro de Informações da Ciência do Clima conecta pessoas no Facebook com notícias baseadas na ciência, informações acessíveis e recursos das principais organizações de mudança climática do mundo”, explicaram em um comunicado à imprensa. “O centro inclui imersões aprofundadas que vão além dos fatos básicos, bem como maneiras de se envolver com o tema”.

Ao pesquisar sobre o assunto, os usuários são encaminhados ao portal. Nele, há publicações sobre o tema, a temperatura média por ano em estados brasileiros, sugestões de páginas de organizações conhecidas, entre outros. Mas, caso a central não esteja disponível no país, as pessoas são direcionadas ao Programa Ambiental da ONU.

Além de expandir o acesso ao recurso, o Facebook introduziu uma seção para desmentir alguns mitos. Para isto, a rede social contará com apoio de especialistas em comunicação climática da Universidade George Mason, do Programa de Comunicação sobre Mudanças Climáticas de Yale e da Universidade de Cambridge.

“Adicionamos uma seção que apresenta fatos que desmentem mitos climáticos comuns, incluindo: muito dióxido de carbono na atmosfera prejudica a vida vegetal da Terra, e que as populações de ursos polares estão diminuindo por causa do aquecimento global”, anunciaram.

Centro de Informações da Ciência do Clima do Facebook (Imagem: Divulgação/Facebook)

Centro de Informações da Ciência do Clima do Facebook (Imagem: Divulgação/Facebook)

Facebook terá aviso em posts sobre mudança climática

Também nesta quinta-feira (18), a rede social apresentou outra iniciativa para conter a desinformação sobre mudança climática. A começar pelo Reino Unido, o Facebook começará a apresentar avisos em posts que falem a respeito do assunto, a fim de direcionar os usuários ao Centro de Informações da Ciência do Clima.

“Expandiremos essa abordagem para mais países”, afirmaram. Ainda assim, não há previsão de lançamento dos rótulos no Brasil.

Com informações: Facebook (Newsroom)

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados